Google junta-se à Tencent para conquistar a China

  • Ana Batalha Oliveira
  • 19 Janeiro 2018

Google e Tencent concordaram em fechar um acordo de patentes. Este não é o primeiro acordo do género que a gigante americana celebra, mas é o primeiro com uma tecnológica chinesa.

A Tencent é a porta que a Google precisava para entrar no mercado chinês, numa altura em que muitos dos seus produtos estão bloqueados no país oriental. As gigantes da tecnologia concordaram em fechar um acordo de patentes.

A app store, o motor de busca e o serviço de e-mail da Google: todos estes produtos se encontravam bloqueados na China pelos reguladores. Segundo a Google, o acordo com a Tencent abrange vários produtos, mas não especifica quais ou o montante envolvido na negociação.

“Ao trabalhar em conjunto em acordos como este, as empresas tecnológicas podem focar-se em criar melhores produtos e serviços”, comentou Mike Lee, o diretor de patentes da Google, que espera menos litígios sobre patentes na sequência deste tipo de parcerias. Este não é o primeiro acordo do género que a gigante americana celebra. Já tem alianças com a Samsung, LG Electronics e Cisco — mas nunca antes o tinha feito com uma tecnológica chinesa.

A Google tem vindo a investir cada vez mais neste mercado. Este mês, anunciou a aposta na aplicação de jogos Chushou, que oferece aos chineses serviços semelhantes aos do Youtube.

A Tencent é a detentora do WeChat, a rede social e ferramenta de pagamento preferida entre a população chinesa. Conta com quase mil milhões de utilizadores. Para além destes negócios, possui também a maior plataforma de jogos e livestream e uma das lojas de aplicações mais populares.

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