Rui Rio mantém Hugo Soares como líder da bancada do PSD… até ao congresso

O líder parlamentar dos social-democratas vai ficar no cargo pelo menos até 18 de fevereiro. Depois do congresso, Rui Rio fará uma "análise política da questão".

Rui Rio decidiu manter o atual líder parlamentar até ao congresso nacional, anunciou o PSD. Após a reunião com Hugo Soares no Porto, o presidente eleito disse que quer “evitar qualquer foco de agitação, decorrente do período de transição”. Na semana passada, após um encontro com Passos Coelho, Rio disse que havia “alguma turbulência” dentro do partido.

Rui Rio entende que a atual direção da bancada se deve manter na plenitude das suas funções até ao próximo Congresso Nacional, remetendo-se apenas para essa altura a necessária análise política da questão”, lê-se no comunicado enviado às redações pelo novo presidente do PSD. O congresso onde serão eleitos os novos órgãos sociais do partido realiza-se entre 16 e 18 de fevereiro. Só após essa data é que Rio vai voltar a pensar na sua liderança parlamentar.

Hugo Soares aceitou ficar. “O presidente do Grupo Parlamentar mostrou-se concordante com estes objetivos, assumindo ser também essa a sua leitura, no quadro da presente situação política do partido”, refere também o comunicado. A dúvida sobre o futuro do atual líder parlamentar criou-se no dia 13 de janeiro, após a derrota de Pedro Santana Lopes, candidato apoiado por Soares.

A decisão de Rui Rio vem no seguimento das suas declarações na primeira entrevista que deu após a sua vitória. À RTP, Rio tinha insistido que o líder do partido era Pedro Passos Coelho até à realização do congresso. Esta segunda-feira deu esse mesmo argumento para manter Hugo Soares, assinalando que é sua “vontade garantir a estabilidade e a capacidade de intervenção do Grupo Parlamentar”.

O atual líder parlamentar terá, em princípio, mais dois debates quinzenais até ao congresso nacional pelo que será responsável pelo confronto e oposição a António Costa até o novo presidente do PSD começar a entrar no terreno.

Na semana passada, Rui Rio reuniu-se com Pedro Passos Coelho. O ex-primeiro-ministro disse que queria “naturalidade” na transição para a nova liderança, mas o presidente eleito do PSD falou em “alguma turbulência”. “Alguma turbulência mas a gente vai resolver essa pequena turbulência, não sei se a turbulência é real ou é mais na comunicação social“, afirmou Rio à frente da sede nacional do PSD, em Lisboa.

(Notícia atualizada às 16h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio mantém Hugo Soares como líder da bancada do PSD… até ao congresso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião