Francesa Orange: “Comprar PT Portugal não está na nossa agenda”

Franceses estariam interessados na compra da PT Portugal caso de Drahi estivesse disponível para vender a operadora portuguesa, diz o Le Monde. Mas informação já foi desmentida pela própria Orange.

A operadora francesa Orange poderá estar interessada em comprar a PT Portugal à Altice, avançou esta quinta-feira o Le Monde, sem especificar como obteve a informação. De acordo com o jornal, a empresa poderá avançar com uma proposta de compra se o grupo de Patrick Drahi colocar a operadora portuguesa à venda. O interesse já foi, entretanto, desmentido pela Orange.

A Altice encontra-se pressionada a baixar drasticamente a sua dívida e, após a tormenta que enfrentou nos mercados nos últimos meses, avançou com um processo de alienação de alguns dos seus ativos. É aqui que entraria o interesse da Orange e do seu presidente Stéphane Richard: caso Drahi queira vender as suas operações em Portugal, há interessados.

Conta o Le Monde (acesso livre/conteúdo em francês) que a PT Portugal — que detém a Meo — está avaliada em sete mil milhões de euros, o equivalente àquilo que a Altice pagou em 2014 e a eventual aquisição permitiria à Orange reforçar a sua posição na Península Ibérica. Em Espanha, a Orange adquiriu a Jazztel por 3,5 mil milhões de euros há pouco mais de três anos.

Mas a Altice parece pouco disposta a desfazer-se da PT Portugal. Várias fontes adiantaram ao jornal que a cúpula da Altice por várias vezes repetiu que Portugal é um ativo essencial na estratégia do grupo francês que já admitiu, ainda assim, a venda das torres de telecomunicações no país. Por outro lado, continua em cima da mesa o negócio da compra da Media Capital, dona da TVI, que permitiria à Altice convergir os serviços de telecomunicações com conteúdos de media em Portugal.

A Orange já veio desmentir oficialmente este interesse: “Não há nenhum plano relacionado com a Portugal Telecom. Não está na nossa agenda”, referiu fonte oficial da operadora francesa à agência Dow Jones.

"Não há nenhum plano relacionado com a Portugal Telecom. Não está na nossa agenda.”

Fonte oficial da Orange

Agência Dow Jones

(Notícia atualizada às 11h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francesa Orange: “Comprar PT Portugal não está na nossa agenda”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião