Queda do BCP impressionou e pressionou PSI-20

Ações do banco liderado por Nuno Amado impressionaram com uma queda de 2% a meio da sessão. Fecharam o dia a recuar 1,5%, num desempenho que levou a bolsa abaixo pela segunda sessão.

O BCP chegou a impressionar com uma queda superior de 2% a meio da sessão desta terça-feira, mas foi aligeirando as perdas ao longo da tarde para fechar o dia a recuar mais de 1%, num desempenho que pressionou a bolsa de Lisboa pela segunda sessão consecutiva.

O PSI-20, o principal índice português, perdeu esta terça-feira 0,66% para 5.692,4 pontos, com a grande maioria das cotadas a encerrar abaixo da linha de água. O banco liderado por Nuno Amado esteve em destaque pela negativa: as ações caíram 1,52% para 0,3245 euros. Mas mais 12 cotadas deixaram a praça portuguesa sob pressão, caso da Galp e da EDP, dois dos pesos pesados nacionais e que se apresentaram em baixa de 1,01% e 1,58%, respetivamente.

A travar maiores quedas em Lisboa esteve sobretudo o setor do retalho, onde a Jerónimo Martins subiu 0,26% para 17,38 euros e a Sonae ganhou 1,25% para 1,291 euros. “A Sonae contrariou a queda do PSI-20. Ontem, o BPI aumentou o preço-alvo da Sonae e ela poderá estar ainda a reagir a esse cenário positivo“, referiu o analista José Novo, da Orey iTrade, citado pela agência Reuters.

Lá por fora, o sentimento também foi negativo esta sexta-feira, com os analistas a justificarem a maior aversão ao risco da parte dos investidores com a fraca temporada de resultados em Wall Street, onde o índice industrial Dow Jones está a ceder 1,23% e o S&P 500 está a recuar 0,83%.

Deste lado do Atlântico, as perdas situaram entre os 0,9% e os 1,4% em Frankfurt, Paris e Milão.

(Notícia atualizada às 17h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda do BCP impressionou e pressionou PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião