EUA: Primeiro Estado da União marca “novo momento americano”

  • ECO e Lusa
  • 31 Janeiro 2018

Trump foi ao Congresso para dizer que agora se vive um novo momento americano. Imigração, infraestruturas e economia foram os temas do discurso mais tweetado da história.

Durante o seu primeiro discurso do Estado da União, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, definiu que se vive agora um “novo momento americano”. “Este é o nosso novo momento americano. Nunca houve um momento melhor para começar a viver o sonho americano”, disse Trump perante as duas câmaras do Congresso norte-americano.

O Presidente dos Estados garantiu desejar que “cada americano conheça a dignidade de um dia duro de trabalho, que cada criança se sinta segura na sua casa à noite e que cada cidadão se sinta orgulhoso desta terra”. “Seguimos em frente com uma visão clara e certa para tornar a América grande de novo para todos os americanos”, continuou.

O republicano começou o discurso referindo-se aos resultados da economia — descida do desemprego, subida de salários, crescimento da bolsa — e referiu-se também à maior vitória do seu primeiro ano de mandato, a aprovação de uma reforma do sistema fiscal. “Desde que aprovámos o corte de impostos, cerca de três milhões de trabalhadores já receberam bónus dos cortes de impostos, milhares e milhares de dólares”, declarou Trump.

Os seus planos para uma reforma de imigração, investimento público e acordos de comércio também foram temas abordados. “A América virou finalmente a página de décadas de acordos de comércio injustos, que sacrificaram a nossa prosperidade e enviaram [para outros países] as nossas empresas, os nossos trabalhos e a riqueza da nossa nação”, disse Donald Trump, perante as duas câmaras do Congresso norte-americano (Câmara dos Representantes e Senado).

Trump, que decidiu a saída dos EUA do Acordo Trans-Pacífico de Comércio e quer renegociar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), afirmou que “a era de submissão económica terminou” e que todos os novos acordos serão “justos e, mais importante, recíprocos.”

Trump oferece DACA em troca do muro

O presidente dos EUA também se referiu a um dos temas com o qual o Congresso se debate neste momento, que é o futuro dos jovens protegidos pelo programa DACA, pessoas que foram trazidos para os EUA em criança de forma ilegal. Trump reiterou a proposta da Casa Branca, que oferece um caminho da cidadania para cerca de 1,8 milhões de jovens que “cumpram requisitos de trabalho e educação, e bom caráter moral”, em troca da construção do muro da fronteira com o México, o fim da lotaria de vistos e os programas de reunificação familiar.

“Comunidades que passam por dificuldades, especialmente comunidades de imigrantes, podem ser ajudadas por políticas de imigração que se centrem nos interesses dos trabalhadores americanos e das famílias americanas”, defendeu.

Na área económica, o republicano mencionou um tema popular entre os conservadores, o corte de regulações para todas as indústrias. “Na nossa missão para responsabilizar Washington, eliminámos mais regulações no nosso primeiro ano do que qualquer outra administração na história”, assinalou. “A América é uma nação de construtores. Construímos o Empire State Building em apenas um ano. Não é uma desgraça que agora demore dez anos para conseguir a licença para construir uma simples estrada?”, questionou

Num dos vários momentos em que referiu a colaboração entre os partidos, Trump pediu a democratas e republicanos que deixem passem o seu plano de investimento público em infraestruturas.“Estou a pedir a ambos os partidos que se unam para nos dar a rede de infraestruturas segura, rápida, de confiança e moderna que a nossa economia precisa e que as nossas pessoas merecem”, apelou.

Trump pediu ainda “a todos que coloquem as suas diferenças de lado, que procurem pontos de acordo e que procurem a unidade” que os Estados Unidos precisam para as pessoas que serve.

Discurso mais tweetado da história

Este discurso tornou-se no mais tweetado da história, anunciou a rede social. Segundo o Twitter, o discurso de Trump teve 4,5 milhões de mensagens com o hashtag “#SOTU”, sigla em inglês do nome do discurso (“State of the Union”), e “#JointSession”, designação de “sessão conjunta”, numa referência à reunião da Câmara dos Representantes e do Senado para ouvir o presidente dos EUA.

Estas 4,5 milhões de mensagens ultrapassaram o recorde anterior, também pertencente a Donald Trump, de três milhões de mensagens, quando discursou, igualmente perante o Congresso, em fevereiro do ano passado, intervenção que não foi considerada discurso do Estado da Nação porque o presidente dos Estados Unidos apenas estava há apenas um mês na Casa Branca.

De acordo com o Twitter, a mensagem mais replicada foi a que continha a ligação para assistir, em direto, ao discurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Primeiro Estado da União marca “novo momento americano”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião