Bitcoin afunda 60% em mês e meio. A bolha já rebentou?

O valor da moeda digital está em queda livre. Está a perder mais de 14% esta segunda-feira, até aos 7.400 dólares. Face ao máximo de meados de dezembro já perdeu em torno de 60%.

Em queda livre. É assim que está a cotação da bitcoin. A moeda virtual desvaloriza perto de 14%, para negociar em torno dos 7.400 dólares. Este deslize estende para 61% a perda acumulada pela bitcoin desde o máximo histórico registado há apenas mês e meio. A criptomoeda não resiste assim ao “apertar do cerco” dos reguladores, dos bancos e às reticências de alguns investidores de topo. Será este o rebentar da bolha?

À medida que o dia prossegue estendem-se as quedas da bitcoin que dá assim seguimento ao seu pior mês de sempre em janeiro. Com a regulação a apertar e vários olhos postos no fenómeno das moedas virtuais, a pressão vendedora que assola a bitcoin intensifica-se, sendo que esta segunda-feira segue a perder 13,65% para os 7.391 dólares. Já não se comprava moeda a um preço tão baixo desde 15 de novembro de 2017, segundo as cotações da Reuters. O máximo registado foi de 18.690 dólares a 18 de dezembro do ano passado. Face a este dia, a moeda digital já perdeu 61% do seu valor.

Bitcoin em queda

Fonte: Reuters

A quebra de valor da bitcoin acontece depois de na passada sexta-feira, o economista Nouriel Roubini, conhecido por ter previsto a crise financeira global de 2008, ter classificado o fenómeno das criptomoedas como “a mãe de todas as bolhas”, e que esta está “finalmente” a estoirar.

Já nesta segunda-feira, o banco central chinês afirmou que vai apertar a regulação relativamente à participação de investidores nacionais em operação de emissões iniciais de moeda (ICO) internacionais e de moeda virtual, considerando que o risco no setor ainda é elevado.

Também na sexta-feira, pelo menos três bancos anunciaram que já não vão permitir que os seus clientes comprem bitcoin usando cartões de crédito. JP Morgan, Bank of America e Citigroup estão entre este conjunto de instituições. Já nesta segunda-feira, foi a vez do Lloyds Bank tomar uma decisão idêntica.

A ordem de proibição entra em vigor esta segunda-feira e aplica-se a todos os clientes do Lloyds e entidades do grupo: Bank of Scotland, Halifax e MBNA, sendo que a medida não se aplica aos cartões de débito.

Bolha ou correção?

A grande questão que se impõe colocar é se este é o rebentar da bolha já antecipado por Roubini ou apenas uma correção? Para Tiago da Costa Cardoso, gestor da corretora XTB, será este último o caso. “Com regulamentação mais apertada, temos um mercado a reagir de forma negativa no curto prazo, mas no longo prazo poderemos estar a criar as bases para uma implementação mais alargada da tecnologia de Blockchain no longo prazo“, antecipa o responsável da XTB.

Tiago da Costa Cardoso acredita mesmo que este poderá ser um bom momento para investir na criptomoeda. “Neste momento, e com as quedas a poderem já estar demasiado extensivas, estamos em altura de iniciar pequenas posições compradores para o longo-prazo“, defende este especialista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin afunda 60% em mês e meio. A bolha já rebentou?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião