Ex-líder do PSD/Lisboa desafia Rui Rio a rever moção de estratégia

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2018

Miguel Pinto Luz escreveu ao novo líder do PSD, a quem diz que a moção que apresentou durante a campanha tem "omissões", desafiando-a a revê-la para a apresentação no congresso do partido.

Miguel Pinto Luz, ex-líder do PSD/Lisboa e atual vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, enviou uma carta a Rui Rio, deixando-lhe sete perguntas e algumas linhas vermelhas que considera que o novo líder do PSD não pode ultrapassar. Pinto Luz desafia Rio a rever a sua moção, que contém “omissões”, e exige uma vitória nas próximas legislativas.

“Ao contrário do que alguns têm tentado afirmar publicamente, o mandato agora conquistado não lhe permite não vencer as próximas eleições legislativas. Pelo contrário, tem o dever de conduzir o partido à terceira vitória consecutiva nas eleições legislativas”, refere o social-democrata, na carta a que a Lusa e o Público (acesso condicionado) tiveram acesso.

O social-democrata aponta também as “omissões” na moção de Rui Rio: “O mandato agora conquistado não lhe permite viabilizar o próximo Orçamento do Estado“; “não lhe permite estabelecer contactos, ou encontros informais e discretos, com a liderança do Partido Socialista com o propósito de abordar a reedição do Bloco Central“; “também não lhe permite que o processo de descentralização seja aproveitado para fazer uma regionalização administrativa e opaca”; “nem abalar os pilares da política externa portuguesa construída com o determinante contributo do PSD”.

"O mandato agora conquistado não lhe permite não vencer as próximas eleições legislativas. Pelo contrário, tem o dever de conduzir o partido à terceira vitória consecutiva nas eleições legislativas.”

Miguel Pinto Luz

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Assim, considera Pinto Luz, “rever a moção só enriquecerá o congresso e a própria liderança”. E sublinha: “os líderes não têm o direito, nem o dever, de se comportarem como se fossem Messias”.

Por fim, Pinto Luz deixa a Rio “questões sobre o futuro do nosso país”:

  1. O que pensa sobre a sustentabilidade do Estado social em Portugal? Como deve ser reformado?
  2. O PSD vai defender o aprofundamento da liberdade de escolha para as famílias, nomeadamente na educação e na saúde?
  3. Como garantir a sustentabilidade do sistema de pensões, respeitando os pensionistas sem penalizar as novas gerações?
  4. Qual a sua proposta para harmonizar o contexto laboral num país com milhares de trabalhadores com vínculos precários?
  5. Que medidas vai apresentar para reter o talento dos nossos jovens, produzido pelas universidades?
  6. Qual o papel do Estado no apoio à Ciência e à Inovação?
  7. A atividade cultural deve merecer apoio público?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-líder do PSD/Lisboa desafia Rui Rio a rever moção de estratégia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião