BP multiplica lucros por 20 em 2017

  • Lusa e ECO
  • 6 Fevereiro 2018

A BP revelou também que 2017 foi “um dos melhores anos” para a petrolífera. A companhia beneficiou do aumento dos preços do petróleo.

A BP multiplicou por 20 o lucro no ano passado, para 3.468 milhões de dólares (2.801 milhões de euros), contra 172 milhões de dólares (138 milhões de euros) verificados em 2016, indicou esta terça-feira a petrolífera.

A faturação global da BP atingiu os 244.582 milhões de dólares (197.377 milhões de euros), mais 31% que no mesmo período do ano anterior, referiu a empresa em comunicado enviado à bolsa de Londres, sendo que a produção aumentou para 2,47 milhões de barris diários em 2017, mais 12% que em 2016.

A BP revelou também que 2017 foi “um dos melhores anos” para a petrolífera. A companhia beneficiou do aumento dos preços do petróleo, que nas últimas semanas chegou a cotar-se nos 70 dólares por barril pela primeira vez em três anos.

A dívida da BP em 31 de dezembro situou-se nos 37.800 milhões de dólares (30.504 milhões de euros), mais 6,4%, enquanto o rácio da dívida líquida no final do ano passado era de 27,4%, contra 26,8% no mesmo período de 2016.

Estes resultados chegam oito anos depois da tragédia de Deepwater Horizon, o maior derrame de petróleo na história dos EUA, que custou à petrolífera uma coima de 65 mil milhões de dólares. Esta tragédia afetou muitos outros negócios, desde a pesca ao turismo que se concentravam na zona afetada, o Golfo do México.

Apesar de os títulos da BP terem atingido máximos de oito anos no mês passado, a empresa continua atrás do principal rival, a Shell. “Com a BP, os investidores tendem a ser um pouco céticos em relação ao que a empresa promete“, disse um analista ao Wall Street Journal. Isto, depois de a BP ter anunciado, no mês passado, o pagamento de 1,7 mil milhões extra para cobrir os custos do desastre no Golfo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BP multiplica lucros por 20 em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião