Governo defende criação de três impostos europeus

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2018

O Governo alinha-se com a visão da Comissão e defende que a contribuição dos Estados-membros seja mais alta. Com novos impostos sobre empresas poluentes, plataformas digitais e as transações.

O Governo português defende a criação de novas formas de financiamento europeu, para que a participação de cada Estado-membro para o orçamento comunitário seja de 1,2%. Estas novas fontes passam pelo surgimento de três novos impostos, que serão formalmente propostos na reunião informal da Comissão Europeia, a 23 de fevereiro. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Público (acesso condicionado).

Esta carga fiscal incidirá sobre as empresas poluentes, as plataformas digitais e as transações financeiras internacionais, com o objetivo de aumentar a participação dos Estados-membros de 1% para 1,2%. A Comissão Europeia defende que se vá ainda mais longe e que se aumente a contribuição para 1,3%.

A revisão das contribuições torna-se necessária para responder à saída do Reino Unido da União Europeia, que atualmente contribui com um montante líquido de 13 mil milhões de euros. Junta-se também a isto a necessidade de investir mais na segurança e na defesa comum.

A escolha do Governo de taxar estes três aspetos foi feita de maneira a que este novo tipo de impostos não recaísse sobre os cidadãos dos Estados-membros e a que a Europa se alinhe com o que já é praticado noutras nações. A proposta oficial será então formalmente institucionalizada no final deste mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo defende criação de três impostos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião