Governador da Letónia no BCE detido por alegada corrupção

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2018

O governador do banco central da Letónia foi detido pelo gabinete de anticorrupção. A ministra das Finanças já pediu a Ilmars Rimsevics para deixar o cargo enquanto estiver sob suspeita.

O governador do banco central da Letónia foi detido pelo gabinete de anticorrupção. A informação foi avançada por várias agências de notícias internacionais e confirmada pelo primeiro-ministro letão, Maris Kucinskis, depois de as autoridades terem realizado buscas no escritório e casa de Ilmars Rimsevics. Por agora, as autoridades ainda não avançaram mais detalhes nem justificaram a detenção daquele que é um dos membros do conselho de governadores do Banco Central Europeu.

Numa conferência de imprensa realizada este domingo, a ministra das Finanças, Dana Reizniece-Ozola, instou Rimsevics a deixar o cargo, pelo menos enquanto estiver sob suspeita, alegando que está em causa a reputação internacional da Letónia. A ministra disse que o sistema financeiro do país enfrenta “uma crise de reputação” e não uma crise financeira que afete a estabilidade de algum banco ou do sistema no seu conjunto. Referiu ainda desconhecer os motivos da detenção de Rimsevics ou as acusações que pode enfrentar.

De acordo com a Bloomberg, o governador do Banco da Letónia foi interrogado durante mais de oito horas na sede da agência anticorrupção e de madrugada foi detido, dias depois de as autoridades norte-americanas terem acusado o segundo banco letão, ABLV, de ter atividades de lavagem de dinheiro.

"Não há sinais que demonstrem quaisquer ameaças ao sistema financeiro da Letónia.”

Maris Kucinskis

Primeiro-ministro da Letónia

“Não há sinais que demonstrem quaisquer ameaças ao sistema financeiro da Letónia”, de acordo com um comunicado divulgado este domingo pelo primeiro-ministro, que aproveitou para elogiar o trabalho do departamento de anticorrupção e salientou a importância de não se interferir no trabalho das autoridades.

“Por enquanto, nem eu [como primeiro-ministro] nem qualquer outro funcionário temos algum motivo para interferir no trabalho do KNAB [gabinete de prevenção e combate à corrupção]”, disse o chefe de governo, citado pela agência de notícias BNS. Já o BCE recusou comentar.

Ainda este domingo, o vice-primeiro-ministro, Arvils Aseradens, também pediu ao governador para suspender funções enquanto líder do banco central. Aseradens disse depois à rádio Latvijas que haverá, na segunda-feira, um conselho de ministros extraordinário para se discutir esta questão.

(Notícia atualizada às 17h26 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governador da Letónia no BCE detido por alegada corrupção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião