Presidente da União das Mutualidades Portuguesas investigado por gestão danosa

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2018

O presidente da União das Mutualidade Portuguesas está a ser investigado pela PJ de Aveiro por suspeitas de gestão danosa. Vieira da Silva já encaminhou o caso para o Instituto da Segurança Social.

A Polícia Judiciária está a investigar o presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) após denúncias de gestão danosa, nomeadamente de irregularidades nos cursos prestados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Vieira da Silva já encaminhou o caso para o Instituto da Segurança Social (ISS).

Em 2003, Luís Alberto Silva já tinha sido condenado a três anos de prisão, com pena suspensa, pelos crimes de peculato e falsificação de documentos. No entanto, quinze anos depois, voltam a surgir novas denúncias. A Polícia Judiciária de Aveiro avançou com uma investigação contra o presidente da UMP, depois de receber denúncias que o envolvem em irregularidades nos cursos de formação profissional e ainda “sinais de riqueza incompatíveis”, adianta o Correio da Manhã (acesso pago).

Recorde-se que foi a partir destes cursos que vários familiares de Luís Alberto SIlva ingressaram na instituição. Contactado pelo CM, o presidente disse não ter conhecimento de qualquer inquérito aberto contra si, recusando prestar declarações.

O Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, já tomou medidas, encaminhando as denúncias “para os serviços do ISS e para a Direção Geral da Segurança Social”, disse ao jornal uma fonte oficial do ministério.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da União das Mutualidades Portuguesas investigado por gestão danosa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião