Tribunal de Madrid reabre investigação por fraude fiscal a Xabi Alonso

  • Lusa
  • 15 Janeiro 2018

Um tribunal de Madrid reabriu a investigação judicial ao antigo futebolista espanhol por suspeitas de fraude fiscal cometida entre 2010 e 2012, quando jogava no Real Madrid.

Um tribunal de Madrid reabriu a investigação judicial ao antigo futebolista espanhol Xabi Alonso por suspeitas de fraude fiscal cometida entre 2010 e 2012, quando jogava no Real Madrid.

A decisão da Audiência Provincial de Madrid ocorre praticamente um ano depois de o Ministério Público de Espanha ter recorrido do arquivamento da denúncia sobre o ex-futebolista de Bayern Munique, Real Madrid, Liverpool, Eibar e Real Sociedad.

O antigo médio espanhol foi um dos futebolistas denunciados por alegadas fraudes fiscais nos contratos de direitos de imagem, juntamente com os portugueses Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, entre outros.

A reabertura do processo pretende determinar se os contratos não seriam falsos e não teriam apenas efeitos na sua tributação.

As autoridade tributárias de Espanha denunciaram que Xabi Alonso tinha vendido os seus direitos de imagem a uma empresa radicada na Madeira, uma transação ‘simulada’, mas que o juiz de instrução arquivou, uma vez que a região autónoma portuguesa não é um paraíso fiscal e porque o ex-jogador apenas aproveitou a “perícia” dos seus assessores para encontrar uma solução mais vantajosa para os seus interesses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal de Madrid reabre investigação por fraude fiscal a Xabi Alonso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião