Enfermeiros fazem dois dias de greve. Param dia 22 e 23 de março
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses confirmou, esta quinta-feira, que estes profissionais vão parar a 22 e 23 de março. Enfermeiros acusam Governo de falhar compromissos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acaba de confirmar que esses profissionais vão parar a 22 e 23 de março. A greve nacional é justificada pela falta de resposta do Governo à “carência estrutural” de pessoal e com a falha no cumprimento dos compromissos pelo Ministério da Saúde.
“Em 2017, não foi aberto um único concurso”, referiu, esta quinta-feira, o representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A associação sublinha que os últimos meses têm sido marcados por ausências prolongadas de profissionais e pela sua saída para os centros de saúde, o que tem deixando as equipas dos hospitais desfalcadas, uma vez que o pessoal não tem sido reposto.
De acordo com o mesmo representante, o Ministério da Saúde não tem realizado os compromissos que tinham sido fechados. “Não pagou o suplemento remuneratório aos especialistas, não pagou os milhões de euros que tem em dívida em horas extraordinárias”, realçou o sindicato. A mesma fonte fez também questão de enfatizar que esse quadro foi agravado pelo “acréscimo das necessidades” expressas pelos utentes.
Os enfermeiros reivindicam, assim, a criação da carreira de especialista e a uma nova tabela salarial para toda a classe.
No início da semana, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e a Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermagem tinham informado o Ministério da Saúde de que tinha até ao final desta semana para colocar em marcha o processo de negociações. “Se o Ministério da Saúde não nos responder até ao final da semana, iremos rapidamente reunir para decidir o que fazer”, disse a dirigente da primeira associação. Na ocasião, Guadalupe Simões deixou em cima da mesa a possibilidade de greve, o que se veio a confirmar esta quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Enfermeiros fazem dois dias de greve. Param dia 22 e 23 de março
{{ noCommentsLabel }}