Progressões só abrangeram 40 mil funcionários em janeiro, diz STE

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 26 Fevereiro 2018

Sindicatos da função pública estão a ser recebidos no Ministério das Finanças. De acordo com o STE, "apenas 125 serviços fizeram progressão das remunerações e nas carreiras em janeiro".

125 serviços da Administração Pública avançaram com as progressões em janeiro, o que abrange cerca de 40 mil funcionários, indicou esta segunda-feira Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) depois de uma reunião com a secretária de Estado da Administração e Emprego Público.

“Apenas 125 serviços fizeram progressão das remunerações e nas carreiras em janeiro, abrangendo cerca de 40 mil trabalhadores”, disse Helena Rodrigues, sublinhando que “no universo da Administração Pública é claramente um universo diminuto”.

Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela TVI24, a líder do STE indicou que em fevereiro “presume-se que eventualmente” tenham existido mais progressões, mas mostrou a convicção de que “apenas no segundo trimestre” poderão surgir números mais significativos.

Já a Federação de Sindicatos de Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (FESAP) disse esperar que os serviços estivessem mais preparados para o processo, após sete anos de congelamento. “Depois de sete anos de congelamento de carreiras e progressões, era expectável que os serviços públicos estivessem mais preparados. Se ganhámos o direito à mudança de posição remuneratória, era no final do mês de janeiro que deveríamos receber esses pagamentos. Temos de receber aquilo a que temos direito sem andarmos nesta turbulência”, disse José Abraão, citado pela Lusa.

(notícia atualizada às 19h20 com mais declarações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Progressões só abrangeram 40 mil funcionários em janeiro, diz STE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião