BCP e Galp Energia mantêm Lisboa no vermelho

  • Rita Atalaia
  • 28 Fevereiro 2018

A bolsa nacional acordou no vermelho. A praça portuguesa está a ser pressionada pelas perdas do BCP, mas também da Galp Energia, num dia de quedas para o preço do petróleo nos mercados internacionais.

A bolsa nacional acordou no vermelho. Um desempenho que está a ser pressionado pelas perdas do BCP, mas também da Galp Energia, num dia de queda para os preços do petróleo nos mercados internacionais. A Jerónimo Martins — que hoje apresenta resultados — é das poucas cotadas a contrariar este sentimento negativo, ajudando a limitar a descida da praça portuguesa.

O PSI-20, o índice de referência nacional, abriu a sessão a cair 0,37% para 5.447,85 pontos, “condicionado pela envolvente externa”, referem os analistas do BPI, no Diário de Bolsa. A bolsa nacional acompanha a tendência no resto da Europa, com o Stoxx 600 a recuar 0,38% para 380,91 pontos.

PSI-20 mantém-se no vermelho

A pressionar segue a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva. A Galp Energia recua 0,77% para 14,74 euros, acompanhando a descida dos preços do “ouro negro”. O Brent, negociado em Londres, recua 0,32% para 66,73 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, desvaloriza 0,38% para 62,77 dólares. Isto depois de as reservas de energia terem registado um aumento nos EUA.

Ainda do lado das perdas, destaque para a EDP, com a energética a recuar 0,47% para 2,7550 euros. Uma tendência que não é acompanhada pela EDP Renováveis, com a subsidiária ainda a beneficiar dos resultados fortes apresentados na terça-feira. Olhando para o BCP, o banco liderado por Nuno Amado recua 1,10% para 28,83 cêntimos.

A Jerónimo Martins é uma de quatro cotadas que está a conseguir escapar a esta maré vermelha. A retalhista está a subir 0,32% para 17,3250 euros, no dia em que vai apresentar os resultados referentes a 2017, após o fecho do mercado.

(Notícia atualizada às 08h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Galp Energia mantêm Lisboa no vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião