Dívida pública desce para 125,6%… à boleia do PIB

A dívida pública de 2017 caiu para 125,6% um valor inferior aos objetivos traçados pelo Governo. O crescimento nominal do PIB de 4,1% em 2017 explica este desempenho superior às expectativas.

A dívida pública em 2017 caiu para 125,6% do PIB, revelou esta quarta-feira o Ministério das Finanças, em comunicado, depois de o Instituto Nacional de Estatísticas ter confirmado que o ano passado fechou com um crescimento de 2,7% do PIB, o valor mais elevado desde 2000.

“O PIB nominal cresceu 4,1% em 2017, após um crescimento de 3,2% em 2016, pelo que a dívida pública passou a representar 125,6% do PIB”, lê-se no comunicado do Ministério das Finanças. Situa-se assim abaixo das estimativas que apontavam para uma dívida de 126,2% do PIB.

O PIB cresceu 2,7% em 2017, 1,1 pontos percentuais acima do ano anterior e 0,2 acima do verificado na zona Euro e na União Europeia, esclarece o Ministério. A impulsionar o crescimento da economia, que veio permitir os avanços positivos na dívida pública, está o investimento, sobretudo, em equipamentos de transporte que cresceu 14,1%, e máquinas que disparou 13%. Já as exportações contribuíram para o crescimento do PIB ao registar um aumento de 7,9%, aponta o Ministério das Finanças, em reação ao dados divulgados esta manhã pelo INE.

O Ministério de Centeno atribui ainda o estado “sólido” da economia a um “quadro de gestão criteriosa das contas públicas, de equilíbrio das contas com o exterior e de criação de emprego” e destaca a diminuição da taxa de desemprego para menos 8%, de acordo com os dados provisórios lançados para o mês de janeiro.

(Notícia atualizada às 14h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública desce para 125,6%… à boleia do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião