Inteligência artificial chega aos diretos da televisão dos portugueses

  • Rita Frade
  • 1 Março 2018

A Viva Superstars desenvolveu uma aplicação com inteligência artificial, que permite avaliar em tempo real a popularidade dos concorrentes que aparecem nos programas em direto.

A Viva Superstars é a startup responsável pelo desenvolvimento da aplicação com inteligência artificial da 7ª edição do Secret Story – Casa dos Segredos.Viva Superstars

A Viva Superstars, empresa portuguesa pioneira no desenvolvimento de tecnologias de interação com televisão e streaming de vídeo, desenvolveu uma aplicação com um sistema de inteligência artificial inovador para a 7ª edição do Secret Story – Casa dos Segredos.

Pela primeira vez na história da televisão portuguesa, vai ser possível avaliar a popularidade dos concorrentes em tempo real, não só através dos utilizadores, mas também através de um mecanismo de reconhecimento facial.

Como funciona?

Durante as nomeações e as galas em direto, os utilizadores vão ter acesso, na aplicação, a dois botões para exprimirem aquilo que sentem, relativamente ao que se está a passar na emissão: “Amor” ou “Ódio”.

A aplicação vai cruzar, em paralelo, a opinião dos utilizadores com o reconhecimento facial dos concorrentes em cena [por exemplo, quando estão no confessionário], atribuindo-lhes uma pontuação em percentagem”, lê-se no comunicado enviado à redação.

Criámos um algoritmo de inteligência artificial que consegue conjugar as emoções demonstradas pelos utilizadores na aplicação com a deteção dos concorrentes que aparecem no programa, em cada momento.

Eduardo Dias

PhD, Co-Founder e CEO da Viva Superstars

O CEO da Viva Superstars, Eduardo Dias, explica de forma mais detalhada que a empresa criou um “algoritmo de inteligência artificial que consegue conjugar as emoções demonstradas pelos utilizadores na aplicação com a deteção dos concorrentes que aparecem no programa, em cada momento.”

Para além de avaliar a popularidade do programa, através deste algoritmo é também possível “atribuir índices de popularidade aos concorrentes de forma automática e em tempo real, durante as Galas de domingo e Nomeações de terça“, diz Eduardo Dias. Esta funcionalidade poderá também vir a ser alargada aos programas diários (“Late Night Secret”).

A aplicação, que está disponível tanto para dispositivos iOS, como Android, vai também continuar a disponibilizar funcionalidades que até aqui já eram conhecidas dos utilizadores, como o sistema de votação e os conteúdos exclusivos gravados e disponibilizados pelos concorrentes.

A Viva Superstars é uma startup portuguesa, criada com o objetivo de “revolucionar a forma como as pessoas interagem com programas de televisão e eventos ao vivo”, lê-se no site da empresa.

Para além de desenvolver aplicações para a TVI (como a do “Você na TV” ou a do “Love on Top”), a Viva Superstars é também responsável pelo “Viva Ronaldo, plataforma produzida em parceria com o Cristiano Ronaldo e a equipa da Gestifute/Polaris Sports, que permite criar uma experiência social única em torno do “CR7” e dos seus fãs.

Comentários ({{ total }})

Inteligência artificial chega aos diretos da televisão dos portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião