Banco de Inglaterra pede regulamentação da bitcoin e outras criptomoedas

  • Lusa
  • 2 Março 2018

Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, mostrou-se a favor da regulamentação das moedas virtuais. O governador disse ainda que as criptomoedas não são um risco para a estabilidade financeira.

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, afirmou esta sexta-feira que as moedas virtuais como a bitcoin “falharam” como substitutas do dinheiro tradicional e pediu que estas sejam reguladas dentro dos “mesmos modelos que o resto do sistema financeiro”. Num discurso por videoconferência em Edimburgo, Carney sublinhou que a utilização do dinheiro digital suscita “problemas sobre a proteção dos consumidores e investidores, a integridade do mercado, a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo, a evasão fiscal e os controlos de capital e as sanções internacionais”.

Carney também se referiu à volatilidade do valor do dinheiro digital e defendeu que o êxito deste depende em parte de “encontrar o mais tonto”. “Os preços de muitas criptomoedas mostraram as características clássicas das bolhas, incluindo as justificações do novo paradigma, fazendo crescer o entusiasmo dos minoritários e as expectativas de subidas de preços e que dependem em parte de se encontrar o mais tonto”, sublinhou.

As palavras de Carney, que sublinhou que o dinheiro digital não supõe um risco para a estabilidade do sistema financeiro, chegam num momento em que os serviços financeiros estão divididos sobre os benefícios das moedas digitais, cuja natureza volátil provocou que o valor deste tivesse aumentado e descido nos últimos meses. Por exemplo, o valor da popular bitcoin aumentou de 1.000 dólares (813 euros) para quase 20.000 (16.200 euros) em 2017, mas já se desvalorizou para metade este ano e atualmente a cotação é de cerca de 11.000 dólares (8.900 euros), segundo a plataforma especializada Coindesk. Neste sentido, o governador sublinhou que a volatilidade média das dez principais criptomoedas por capitalização bolsista foi “mais de 25 vezes a do mercado de valores norte-americano em 2017”.

Carney sustentou que os organismos de supervisão do Reino Unido querem assegurar que as empresas do mercado de ativos criptográficos aderem aos mesmos modelos regulatórios que o resto do sistema financeiro. O governador reconheceu que a tecnologia poderia “aumentar a eficiência da gestão de dados” e “melhorar a transparência e os processos de auditoria através da criação de registos instantâneos, permanentes e imutáveis de atas”.

“Poderia transformar tudo, desde a forma como as pessoas gerem as suas interações com as agências públicas, incluindo os seus registos de impostos e médicos, até como as empresas administram as suas cadeias de fornecimento”, afirmou Carney.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Inglaterra pede regulamentação da bitcoin e outras criptomoedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião