Contas do Benfica, Porto e Sporting à lupa. Quem ganha?

O Benfica registou um forte aumento dos lucros, essencialmente com a venda de jogadores. O Sporting ganhou menos. Já o Porto perdeu mais, agravando o passivo, mas principalmente os capitais próprios.

O Benfica bateu os rivais nos lucros, mas não só. Com as vendas de jogadores a catapultarem as receitas para mais de 100 milhões de euros, encolheu também o passivo. Continua a ser o maior dos “três grandes” em termos de passivo, mas cada vez mais perto do do Porto, sendo que neste campeonato foi o do Sporting que mais se agravou. O problema é maior para os azuis e brancos que apresentam capitais próprios cada vez mais negativos.

Os encarnados registaram um resultado líquido de 19,1 milhões de euros nos últimos seis meses de 2017, que correspondem ao primeiro semestre da temporada 2017/2018. Foi um aumento de 634,6%. Enquanto o Benfica aumentou os lucros, o Sporting lucrou menos, isto enquanto o Porto encolheu os prejuízos.

 

Valores em milhões de euros | Fonte: Resultados das SAD

Os resultados líquidos da SAD liderada por Pinto da Costa foram negativos em 23,9 milhões, melhores do que no período homólogo, mas continuam no vermelho. O Sporting, por seu lado, teve lucros de 10,1 milhões, mas estes encolheram em 78%. O clube de Alvalade tinha conseguido lucros de 46,5 milhões no semestre homólogo, batendo os rivais.

Competições europeias pesam…

Ao contrário do que acontece nos resultados líquidos, nas receitas operacionais, excluindo jogadores, o Sporting regista o maior aumento, crescendo 9,3% para 53,6 milhões. Mesmo assim é o que menos ganha. O Porto também revela um crescimento, de 5,3% para 61,9 milhões, ficando ligeiramente aquém dos 64,6 milhões do Benfica que viu as receitas encolherem em 6,9%.

“Os rendimentos operacionais no primeiro semestre de 2017/2018 ascendem a um montante de 64,6 milhões de euros, o que significa um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo. Esta variação está essencialmente relacionada com o desempenho nas competições europeias, dado que se assistiu a uma melhoria genérica nas restantes rubricas operacionais”, explica a SAD do Benfica.

Valores em milhões de euros | Fonte: Resultados das SAD

Os prémios distribuídos pela UEFA aproximam-se dos 14,9 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 31%”, acrescenta o clube da Luz, sendo que o mesmo aconteceu com o Porto. “Os resultados operacionais, excluindo proveitos com passes de jogadores, melhoram ainda que as receitas obtidas pela participação do FC Porto nas competições europeias tenha diminuído”. O Sporting, por seu lado, ganhou mais com a Europa.

“A principal variação ocorrida na rubrica é relativa ao prémio de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League via playoff conseguida com a vitória sobre o Steaua de Buraceste e da performance da mesma competição com as duas vitórias sobre o Olympiacos e um empate frente à Juventus”, salienta o clube liderado por Bruno de Carvalho.

…vendas de jogadores salvam

O que faz a diferença nos resultados dos “três grandes” são mesmo os jogadores. Ou melhor, as vendas de jogadores que engordaram as contas da SAD liderada por Luís Filipe Vieira. Este desempenho é principalmente justificado pelo resultado obtido com as transações de direitos de atletas, que atinge os 40 milhões de euros e compara com o valor de 13,6 milhões de euros alcançado no semestre homólogo”, diz o Benfica.

 

 

 

Valores em milhões de euros | Fonte: Resultados das SAD

“O resultado com transações de direitos de atletas (que engloba alienações, empréstimos e abates) corresponde a um valor de 40 milhões de euros, o que representa um crescimento de 194% face ao período homólogo, sendo de realçar as mais-valias obtidas com as transferências dos atletas Nélson Semedo e Mitroglou para o FC Barcelona e Olympique de Marselha, respetivamente”, refere o comunicado.

Sporting e Porto também venderam jogadores, mas o resultado não foi tão positivo. “O valor das mais-valias com transações de atletas atingiu o valor líquido de 25,507 milhões de euros, o que significa vendas de direitos desportivos de montante superior a 28 milhões de euros. Para este volume de vendas contribuiu a alienação de Adrien Silva por um valor de até 29,5 milhões de euros”, diz o SCP. O Porto, por seu lado, teve perdas de 12,26 milhões.

Nos passivos, Benfica mais perto do Porto

Perante estes resultados, o passivo do Sporting registou um forte crescimento. Passou de 265,4 para cima da fasquia dos 300 milhões (310,9 milhões de euros), ficando no mesmo patamar dos rivais. O Porto viu o seu passivo crescer ligeiramente, mas atingiu os 380,3 milhões de euros, o que o coloca muito perto do apresentado pelo Benfica. Na comparação com o final de junho, este encolheu.

Entre os três grandes, o clube da Luz foi o único a reduzir o passivo. “A evolução do passivo mantém a tendência de decréscimo que se iniciou nos últimos períodos, estando o mesmo a ser gerido de uma forma faseada e equilibrada”, refere a SAD, apresentado um saldo global de 385,4 milhões de euros.

Ao mesmo tempo que o passivo encolheu, os capitais próprios da SAD do Benfica registaram um forte crescimento, passando para 87,6 milhões. Os do Sporting encolheram 23%, para 16,5 milhões; já os do Porto estão ainda mais negativos. Perante os prejuízos registados, o valor passou de 3,4 para 33,2 milhões de euros, o que deixa a SAD numa situação mais delicada.

Valores em milhões de euros | Fonte: Resultados das SAD

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas do Benfica, Porto e Sporting à lupa. Quem ganha?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião