Ameaça de guerra comercial leva bolsa de Tóquio a cair quase 3%

  • Rita Atalaia
  • 2 Março 2018

O Presidente dos EUA anunciou que vai impor taxas às importações de aço e alumínio. Medidas que levaram os mercados na Ásia a recuarem, com os investidores a temerem uma guerra comercial.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai impor taxas às importações de aço e alumínio para apoiar os produtores norte-americanos e aumentar o número de postos de trabalho. Medidas que tiveram impacto nos mercados asiáticos, com os investidores assustados com a possibilidade de uma guerra comercial. Jean-Claude Juncker já disse que a Comissão Europeia vai responder.

A bolsa de Tóquio encerrou a sessão em queda. O índice Nikkei desceu 2,5% para 21.181,64 pontos. Isto enquanto o Topix caiu 1,83% para 1.708,34 pontos. Este mau desempenho foi sobretudo provocado pela queda das fabricantes de aço, com a sul coreana Posco a ceder 3,3% e a japonesa Nippon Steel a afundar 3,8%. Já a Toyota Motor caiu 2,4% depois de a empresa ter afirmado que as tarifas vão aumentar substancialmente os custos de produção e, consequentemente, o preço dos carros vendidos nos EUA.

Na China, a bolsa de Xangai, a principal praça financeira do país, fechou a cair 0,59%, para 3.254,53 pontos. Shenzhen, a segunda praça financeira da China, recuou 0,79%, para 10.856,25 pontos.

O mundo está à beira de uma guerra comercial depois de Donald Trump ter anunciado tarifas severas para o aço e alumínio. É assim que começa uma recessão”, afirma Robert Carnell, responsável de research para a região Ásia-Pacífico do ING, em Singapura, à Reuters.

"O mundo está à beira de uma guerra comercial depois de Donald Trump ter anunciado tarifas severas para o aço e alumínio. É assim que começa uma recessão.”

Robert Carnell

Responsável de research para a região Ásia-Pacífico do ING

O anúncio foi feito na Casa Branca, durante um encontro com executivos de empresas produtoras e transformadoras dos dois metais, entre as quais a US Steel Corp., a Arcelor Mittal, a Nucor, a JW Aluminium e a Century Aluminium.

Nessa reunião, Trump apresentou penalizações de 25% nas importações de aço e 10% nas importações de alumínio, taxas que, segundo diz, vão continuar “por um longo período de tempo”. “O que tem acontecido nas últimas décadas é vergonhoso. Vergonhoso”, qualificou o Presidente, que prometeu ao setor “proteção pela primeira vez em muitos anos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ameaça de guerra comercial leva bolsa de Tóquio a cair quase 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião