Lisboa no verde. Universo EDP dá ganhos à bolsa

O PSI-20 arrancou em alta, com a maioria dos seus títulos com ganhos, mas apoiado na valorização das ações da EDP, EDP Renováveis e Galp Energia.

A bolsa nacional arrancou a sessão em alta, suportada pela valorização das ações do universo EDP, mas também dos títulos do BCP que entretanto inverteram para terreno negativo. O mercado acionista nacional acompanha o rumo positivo dos pares europeus.

O PSI-20 abriu a somar 0,56%, para os 5.395,71 pontos, recuperando após três sessões negativas, com a grande maioria dos títulos em terreno positivo. As ações das energéticas e em particular da EDP são o principal destaque positivo da sessão.

As ações da elétrica liderada por António Mexia seguem a valorizar 1,75%, para os 2,849 euros, no dia em que o Jornal de Negócios noticia que a EDP admite avançar para os tribunais para contestar o corte nos CMEC por parte do Estado.

Por sua vez, a sua participada EDP Renováveis vê as suas ações progredirem 0,98%, para os 7,235 euros. Este sentimento é acompanhado também pela Galp Energia, com as suas ações a valorizarem 0,37%, para os 14,86 euros, seguindo assim em contraciclo face às cotações do petróleo que deslizam nos mercados internacionais.

Referência positiva ainda para a Nos, com os títulos da telecom a somarem 0,7%, para os 4,916 euros. Por sua vez, a Novabase e a Ibersol também valorizam — 0,7% e 0,89%, respetivamente, para os 2,94 e 11,3 euros — apesar de terem como quase certa a sua exclusão do PSI-20 tal como o ECO noticia.

Em terreno positivo, destaque para o BCP que inverteu de sentido, passando a recuar 0,84%, para os 30 cêntimos. Também a Jerónimo Martins destoa face ao sentimento positivo que se assiste na praça lisboeta, com as suas ações a perderem 0,84%, para os 15,265 euros.

(Notícia atualizada às 8h42 com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde. Universo EDP dá ganhos à bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião