Saldos ditam desaceleração dos preços em fevereiro

  • Lusa
  • 12 Março 2018

A desaceleração de 0,6% coincide com o valor da estimativa rápida divulgada em 28 de fevereiro, sendo a taxa definitiva apurada inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) ficou nos 0,6% em fevereiro, tal como a estimativa rápida avançada no final do mês passado. De acordo com o INE, “com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada em 28 de fevereiro”, sendo a taxa definitiva apurada inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior.

O indicador de inflação subjacente — índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos — registou uma variação homóloga de 0,6%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais ao registado em janeiro.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de -0,1% em fevereiro (0,8% em janeiro), enquanto a taxa referente aos produtos energéticos diminuiu para 1,6% (2,3% no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga do vestuário e calçado e da saúde, com -2,4% e 1,0%, respetivamente (-4,7% e 0,7% no mês anterior). Em sentido oposto, assinala a redução da taxa de variação homóloga da classe dos transportes e das bebidas alcoólicas e tabaco, com 1,0% e 0,7%, respetivamente (3,2% e 2,3% no mês anterior).

Em fevereiro, a variação mensal do IPC foi -0,7% (-1,0% no mês precedente e -0,2% em fevereiro de 2017). A variação média dos últimos doze meses, por sua vez, fixou-se em 1,3%, taxa idêntica à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,7%, inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,5 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em janeiro, a variação homóloga do IHPC português foi inferior em 0,2 pontos percentuais à da área do euro).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,6% (-1,2% no mês anterior e -0,2% em fevereiro de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,5% (valor igual ao registado em janeiro).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saldos ditam desaceleração dos preços em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião