Caso “Cambridge Analytica” faz primeira baixa no Facebook. Chefe de segurança de dados deixa cargo

  • ECO
  • 20 Março 2018

A Cambridge Analytica teve acesso a dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook e usou-os para divulgar conteúdo direcionado e, assim, influenciar as eleições norte-americanas.

O caso “Cambridge Analytica” fez a primeira baixa no Facebook. O The New York Times avança que Alex Stamos, diretor de sistemas de segurança da gigante tecnológica está de saída. Isto depois de uma investigação do jornal britânico The Guardian ter exposto a intervenção da Cambridge Analytica nas eleições norte-americanas.

O caso já tinha sido denunciado pelo jornal britânico no ano passado. Este mês, o The Guardian revelou novas informações, dando conta de que esta empresa de análise de dados terá tido acesso a dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook. A empresa terá usado estes dados para divulgar conteúdos direcionados para este público e, assim, influenciar o sentido de voto da população norte-americana.

O Facebook lançou, entretanto, uma investigação interna para apurar se Joseph Chancellor, um dos seus trabalhadores sabia sobre esta fuga de dados. Chancellor é investigador de psicologia social no Facebook também foi co-diretor da Global Science Research, outra empresa envolvida no caso da Cambridge Analytica.

Mas a primeira baixa atingiu um executivo. Segundo o The New York Times, Alex Stamos só planeia sair em agosto, mas as suas responsabilidades já terão sido atribuídas a outros responsáveis do Facebook. O até agora chefe dos sistemas de segurança foi sempre um dos mais críticos sobre a falta de transparência quanto à intervenção russa na rede social, também para influenciar as eleições norte-americanas.

Alex Stamos esclareceu, entretanto, que deixou o cargo de chefe de segurança de dados, mas que irá apenas mudar de funções dentro do Facebook, passando a focar-se em riscos e segurança nas eleições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caso “Cambridge Analytica” faz primeira baixa no Facebook. Chefe de segurança de dados deixa cargo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião