Menos inscritos nos centros de emprego em fevereiro

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 21 Março 2018

O IEFP registava 404,6 mil desempregados no final de fevereiro. Só naquele mês, inscreveram-se 41,2 mil desempregados. Em ambos os casos, os números estão em queda.

No final de fevereiro, os centros de emprego registavam 404.604 desempregados, o que representa uma queda de 17% em termos homólogos. O número tem vindo a cair há mais de quatro anos. Comparando com janeiro, o número de desempregados inscritos também encolheu (2,6%), invertendo assim o movimento de subida sentido em janeiro.

Número de desempregados inscritos

Fonte: IEFP

Olhando apenas para aqueles que se inscreveram em fevereiro, o sentido é igualmente de queda, indicam os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicados esta quarta-feira. Foram mais de 41 mil os desempregados que deram entrada apenas no decurso do mês passado, menos 6,2% comparando com fevereiro de 2017 e menos 25,7% face a janeiro deste ano. No primeiro mês do ano, o número tinha aumentado 35,5%.

Além dos desempregados, os centros de emprego contabilizam ainda, no conjunto de inscritos, quase 90 mil ocupados em programas de formação ou emprego (exceto os que visem integração direta no mercado de trabalho). Há ainda 55 mil empregados (que querem mudar de emprego) e 24,6 mil indisponíveis temporariamente por motivos de doença. Contas feitas, o IEFP contabiliza 574.134 pedidos de emprego, menos 15% do que há um ano atrás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Menos inscritos nos centros de emprego em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião