Governo autorizado a transpor novas regras europeias para os pagamentos

  • ECO
  • 22 Março 2018

Nova diretiva que promete revolucionar o sistema de pagamentos no mercado europeia pode agora ser transposta para a lei nacional. PSD2 traz novidades para os consumidores mas também para os bancos.

O Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei que autoriza o Governo a estabelecer um novo regime dos serviços de pagamentos e de moeda eletrónica, através da transposição da nova diretiva europeia que vem criar um novo mercado de pagamentos a nível europeu.

A Diretiva Europeia de Serviços de Pagamentos — Payment Services Directive 2 (PSD2, em inglês) — entrou em vigor a 13 de janeiro mas só agora o Executivo pode transpor essas novas normas, segundo o comunicado da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

“O objetivo é a criação de um mercado de pagamentos europeu, permitindo o acesso à informação bancária a terceiras entidades, em tempo real, com o consentimento do respetivo titular”, diz o comunicado. “Ao permitir que mais agentes ofereçam serviços de pagamento, a regulação procura responder ao desafio tecnológico e aumentar a escolha do consumidor. As empresas habilitadas para o efeito, desde que autorizadas pelos clientes, passam a poder iniciar pagamentos e agregar a informação financeira de cada cliente num único ecrã digital”, especifica ainda.

As novas regras prometem alargar o leque de opções dos consumidores em relação à forma como efetuam os seus pagamentos ou fazem aplicações financeiras. Para os bancos, aperta-se a exigência em relação a uma maior partilha de informação dos clientes com as fintech e outros operadores rivais.

Se ainda não está a par das mudanças que o PSD2 vai implicar na sua vida, o ECO tem cinco respostas que o vão ajudar a perceber o que está em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo autorizado a transpor novas regras europeias para os pagamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião