Fileira florestal representa 1,2% do PIB e 10% das exportações de bens do país

  • Lusa
  • 23 Março 2018

A fileira da floresta tem um impacto grande no emprego, com 70 mil postos de trabalho diretos. Ferreira do Amatral sublinha elevado valor acrescentado.

O presidente do Cluster da Indústria de Base Florestal disse esta sexta-feira que a fileira da floresta representa 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 10% das exportações de bens da economia nacional.

“A fileira florestal, do ponto de vista económico, é um dos setores mais importantes do país. Representa 1,2% do PIB e 10% das exportações de bens da nossa economia. Além disso, tem um altíssimo valor acrescentado. Por cada euro que exportamos, geramos mais de 70% de valor acrescentado nacional”, afirmou João Ferreira do Amaral, em Castelo Branco, num seminário sobre “Floresta – Prevenção, a Segurança de Todos e de cada um”, promovido pelo município local.

"Por cada euro que exportamos, geramos mais de 70% de valor acrescentado nacional.”

Ferreira do Amaral

Apesar da importância económica, social e ambiental da fileira, João Ferreira do Amaral disse que as pessoas continuam a olhar para a floresta como sendo um “foco de incêndios”. “Ao nível do valor social, tem um impacto muito grande no emprego, com 70 mil postos de trabalho diretos. Mais importante ainda é ser dos poucos setores que tem a ver com a atividade no interior do país. É um setor que irá sempre beneficiar o interior”, frisou.

João Ferreira do Amaral sublinhou ainda que a floresta em Portugal não tem um “passado muito inspirador”, sobretudo, devido às décadas de desleixo. “Coisas básicas que se esperava que o Estado assegurasse e que foram desleixadas durante décadas, como é o caso do cadastro. Mas, depois da tragédia de 2017, houve de facto uma mudança. Nota-se uma certa mobilização em relação às questões da floresta”, frisou.

"Coisas básicas que se esperava que o Estado assegurasse e que foram desleixadas durante décadas, como é o caso do cadastro. Mas, depois da tragédia de 2017, houve de facto uma mudança. Nota-se uma certa mobilização.”

João Ferreira do Amaral

Contudo, realçou que é necessário romper com alguns ciclos viciosos que afetam a floresta, como a falta de investimento e o ordenamento do território. “O caminho existe. O importante é que todos os anos se vá melhorando. É altura de encarar seriamente as atividades da fileira florestal como uma atividade fundamental para o país”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fileira florestal representa 1,2% do PIB e 10% das exportações de bens do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião