Deutsche Bank vende negócio de retalho em Portugal ao espanhol Abanca

O banco alemão assegura que vai manter a presença em Portugal através da sucursal. Não revela o valor da operação, que espera ter fechada até ao primeiro semestre de 2019.

O Deutsche Bank chegou a acordo para vender o negócio de retalho em Portugal ao banco espanhol Abanca. A operação foi anunciada, esta terça-feira, pelo banco alemão, que assegura que irá manter a presença em Portugal através da sucursal.

A operação, cujo valor não foi revelado, ainda está sujeita às autoridades de regulação europeias, “entre outras condições operacionais”, indica o banco em comunicado enviado às redações. “Ambas as partes estão empenhadas na conclusão da transação no primeiro semestre de 2019”, acrescenta.

O Abanca, antigo NovaGalicia, tem presença sobretudo no Norte de Espanha, contando, ao todo, com 640 balcões e mais de 4.600 colaboradores. Em Portugal, o banco espanhol já opera através de quatro balcões, com um modelo de negócio focado nas pequenas e médias empresas. “Esta transação faz parte do plano estratégico do Abanca no sentido de reforçar a presença em Portugal e, complementarmente, crescer nos segmentos estratégicos de particulares e de private banking“, aponta o comunicado.

O Deutsche Bank assegura ainda que “vai manter uma presença em Portugal, através da sucursal Deutsche Bank Portugal, que desenvolverá atividade ao nível da banca corporativa e de investimento, prestando serviços bancários às empresas nacionais e estrangeiras, instituições financeiras, ao Estado e demais entidades públicas”. Para além disso, o Abanca e o Deutsche Bank “tencionam estudar uma potencial colaboração comercial para Portugal”.

O Abanca dá conta de que a compra do negócio de retalho do Deutsche Bank em Portugal vai permitir-lhe “uma melhoria de 5% da margem de intermediação e um aumento de 20% em comissões”.

O Deutsche Bank em Portugal conta com uma carteira de crédito de 2.400 milhões de euros, mil milhões em depósitos e 3.100 milhões de euros em ativos sob gestão, números que elevam para 6.500 milhões de euros o volume de negócios do Abanca. A rede comercial agora adquirida pelo Abanca é composta por 41 centros, localizados sobretudo em Lisboa e no Porto.

A par do Abanca, também o banco espanhol Sabadell e os CTT estava, na corrida pelo negócio de retalho do Deutsche Bank em Portugal. O banco alemão também já vendeu a atividade na Polónia ao Santander.

Notícia atualizada às 10h24 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank vende negócio de retalho em Portugal ao espanhol Abanca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião