Rússia responde ao boicote: vai fechar o consulado americano

  • Lusa
  • 29 Março 2018

As medidas “incluem a expulsão do mesmo número de diplomatas e a retirada de acreditação do consulado geral dos Estados Unidos em São Petersburgo”, precisou ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

A Rússia anunciou esta quinta-feira a expulsão de 60 diplomatas norte-americanos e o encerramento do consulado norte-americano em São Petersburgo.

O embaixador dos EUA em Moscovo, John Huntsman, foi convocado para lhe serem comunicadas as medidas de represália à recente decisão do seu país em expulsar diplomatas russos. O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, precisou que as medidas são similares às adotadas na segunda-feira por Washington, que expulsou 60 diplomatas russos.

As medidas “incluem a expulsão do mesmo número de diplomatas e a retirada de acreditação do consulado geral dos Estados Unidos em São Petersburgo”, no noroeste da Rússia, precisou Lavrov em conferência de imprensa. Este anúncio constitui a primeira resposta do Kremlin à crise político-diplomática motivada pelo envenenamento em território britânico do ex-espião duplo Serguei Skripal e de sua filha Yulia.

As autoridades britânicas afirmaram que os dois foram envenenados com um agente neurotóxico de tipo militar e responsabilizaram a Rússia pelo incidente que classificaram como um ataque. Moscovo nega qualquer envolvimento no caso, que já provocou uma grave crise diplomática entre a Rússia e o Ocidente. O caso Skripal já deu origem a uma ação concertada de 27 países, entre os quais dois terços dos Estados membros da União Europeia (UE) de expulsão de mais de 140 diplomatas russos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia responde ao boicote: vai fechar o consulado americano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião