Contribuintes deviam “esperar duas a três semanas” para entregar IRS, diz Paulo Ralha

  • ECO
  • 6 Abril 2018

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz que os contribuintes deviam esperar algumas semanas para entregar a declaração de IRS para evitar erros.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) diz que os contribuintes deviam esperar duas a três semanas para entregarem a declaração de IRS, por forma a evitarem erros ou falhas. Em entrevista ao jornal i, refere ainda que ficará surpreendido se o Governo pagar os reembolsos em 12 dias e acha natural que algumas juntas de freguesia queiram ser ressarcidas por ajudarem os contribuintes a entregar o IRS.

Paulo Ralha recorda que a grande afluência ao sistema informático gera constrangimentos, mas salienta ainda que “podem existir erros nos primeiros dias que, depois de detetados, serão corrigidos”. E foi isso que aconteceu no ano passado, nota. Por isso, em entrevista publicada esta sexta-feira no jornal i, aconselha: “Os contribuintes deveriam esperar duas a três semanas para fazerem a entrega da declaração, para evitar esse tipo de erros ou falhas”.

A corrida às entregas de declarações não surpreendeu Paulo Ralha. “Ficarei surpreendido se o Governo fizer o reembolso em 12 dias e conseguir cumprir os prazos”, acrescenta, porém, o líder do STI.

Na entrevista, Paulo Ralha também diz que “é legítimo” que as juntas de freguesia que se disponibilizam a apoiar contribuintes na entrega da declaração do IRS queiram ser ressarcidas por isso, já que “não é uma função delas”. “Ou seja, podem querer algum tipo de compensação”, refere. Este ano, as declarações de IRS só podem ser entregues através do Portal das Finanças, mas há pontos de apoio aos contribuintes com maiores dificuldades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contribuintes deviam “esperar duas a três semanas” para entregar IRS, diz Paulo Ralha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião