Puigdemont libertado após pagamento de fiança

O ex-líder catalão pagou uma fiança de 75 mil euros e foi libertado esta tarde da prisão alemã em que se encontra detido.

Carles Puigdemont foi libertado esta sexta-feira da prisão alemã onde está detido, depois de ter pago uma fiança de 75 mil euros, escreve a Reuters. O Tribunal Supremo de Schleswig-Holstein tomou a decisão de não admitir o delito de rebelião contra o ex-líder catalão.

Puigdemont está na prisão de Neumünster desde o passado dia 25 de março mas, esta sexta-feira, pagou a sua fiança ao tribunal alemão, adiantou um responsável daquele estabelecimento prisional. Saiu da prisão pouco antes das 14h00 (13h00 em Lisboa), depois de mais de dez dias confinado.

Madrid pede a sua extradição para Espanha pelos crimes de rebelião e peculato (uso fraudulento de dinheiros públicos), mas a Audiência territorial do estado federal alemão em que Puigdemont se encontra decidiu descartar do pedido o crime de “rebelião”. A justiça alemã ainda terá de tomar uma decisão sobre se extradita ou não Puigdemont, se bem que apenas pelo crime de peculato.

O ex-presidente da Generalitat agradeceu hoje todas as demonstrações de “apoio” e “solidariedade” recebidas enquanto esteve na prisão de Neumünster (norte da Alemanha) e apelou de novo ao diálogo de Madrid com a Catalunha. A justiça espanhola acusou Puigdemont de crimes de rebelião, sedição e peculato por este ter declarado unilateralmente a independência da Catalunha e organizado um referendo ilegal, a 1 de outubro de 2017, com o mesmo objetivo.

(Notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Puigdemont libertado após pagamento de fiança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião