Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont
Carles Puidgemont é acusado dos crimes de rebelião e uso indevido de fundos públicos. A justiça alemã cumpre assim o pedido do Governo de Rajoy.
A justiça alemã pediu esta terça-feira a extradição de Carles Puigdemont para território espanhol por crimes de rebelião e uso indevido de fundos públicos, noticiam os órgãos de comunicação espanhóis. Enquanto o processo decorre, o antigo presidente da Generalitat ficará detido, para prevenir a sua fuga.
Como noticia o El País, a procuradoria alemã deixou claro que agiu estritamente de acordo com a lei, ressalvando que o conflito catalão é um assunto interno espanhol, que deve ser resolvido à luz das leis e da Constituição do país.
“A acusação de rebelião contempla, essencialmente, a realização de um referendo inconstitucional apesar de serem esperados confrontos violentos”, lê-se no comunicado divulgado pela justiça alemã. A decisão segue agora para o tribunal de Schleswig, que tem a última palavra acerca da extradição.
Carles Puigdemont foi detido em território alemão a 25 de março, após ter passado a fronteira com a Dinamarca. Este estava de regresso a Bruxelas, onde estava exilado há já cinco meses.
(Notícia atualizado pela última vez às 10h20)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont
{{ noCommentsLabel }}