Médicos em greve nos dias 8, 9 e 10 de maio

  • ECO
  • 11 Abril 2018

A paragem foi confirmada esta quarta-feira, sendo que já tinha sido adiada uma vez. Vai coincidir com o Festival da Eurovisão em Lisboa.

Os médicos vão estar em greve no princípio do próximo mês, no dia 8, 9 e 10 de maio. A paragem foi confirmada esta quarta-feira e está a ser avançada pela SIC Notícias.

Os dois sindicatos médicos, Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e Sindicato Independente dos Médicos (SIM), chegaram a um acordo para fazer uma greve conjunta em maio, sendo que, anteriormente, estava convocada uma para abril, que contava apenas com a organização da FNAM.

Quando a decisão de adiar esta paralisação foi tomada, em março deste ano, o dirigente desta força sindical, João Proença, disse à Lusa que as duas forças decidiram convergir e agendar uma greve conjunta.

A decisão foi tomada “face à incapacidade do Ministério da Saúde em garantir os diversos compromissos já assumidos”, como apontaram na altura os sindicatos.

Entre as reivindicações dos médicos tem estado a revisão da carreira e das grelhas salariais, a redução da lista de utentes por médico de família e a diminuição de 18 para 12 horas semanais de serviço de urgência obrigatório, entre outras.

Já no ano passado, os médicos fizerem greve na mesma altura, vésperas da visita do Papa Francisco a Portugal. Este ano, a greve vai coincidir com as vésperas da edição de 2018 do Festival da Eurovisão, que vai decorrer em Lisboa no dia 12 de maio. Prevê-se que o evento mobilize 30 mil pessoas.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Médicos em greve nos dias 8, 9 e 10 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião