Volkswagen Truck & Bus quer comprar norte-americana Navistar por 2.961 milhões

  • Lusa
  • 16 Abril 2018

A fabricante de camiões e autocarros quer adquirir a norte-americana Navistar, dedicada ao setor dos camiões, da qual já detém 16,9% do capital.

A Volkswagen Truck & Bus, filial do grupo VW especializada no fabrico de camiões e autocarros, admitiu hoje comprar a totalidade do capital do fabricante de camiões norte-americano Navistar, num valor de cerca de 2.961 milhões de euros.

A divisão de veículos comerciais da Volkswagen já controla 16,9% de norte-americana Navistar, mas terá, segundo a legislação dos Estados Unidos, que apresentar uma oferta sobre a totalidade do capital do fabricante de camiões norte-americano.

O diretor financeiro de VW Truck & Bus, Matthias Gründler, explicou aos média que poderiam ser utilizados nesta operação os fundos obtidos com a entrada em bolsa da empresa no próximo ano.

Na primeira conferência de imprensa nas novas funções, o presidente do grupo Volkswagen, Herbert Diess, explicou na sexta-feira que tencionava vender ativos detidos pelo construtor automóvel alemão e que era “necessário acelerar” a transformação da empresa para que esta fosse “mais eficiente”.

Na ocasião, foi lembrado que o grupo Volkswagen está a preparar a admissão à cotação em bolsa do negócio de camiões através da Volkswagen Truck and Bus.

A entrada em bolsa permitiria aumentar as possibilidades de se financiar no mercado de capitais para que os investimentos fossem “mais flexíveis no futuro”, bem como “acelerar a rentabilidade do negócio”, segundo o novo presidente do grupo alemão.

O jornalismo continua por aqui. Contribua

Sem informação não há economia. É o acesso às notícias que permite a decisão informada dos agentes económicos, das empresas, das famílias, dos particulares. E isso só pode ser garantido com uma comunicação social independente e que escrutina as decisões dos poderes. De todos os poderes, o político, o económico, o social, o Governo, a administração pública, os reguladores, as empresas, e os poderes que se escondem e têm também muita influência no que se decide.

O país vai entrar outra vez num confinamento geral que pode significar menos informação, mais opacidade, menos transparência, tudo debaixo do argumento do estado de emergência e da pandemia. Mas ao mesmo tempo é o momento em que os decisores precisam de fazer escolhas num quadro de incerteza.

Aqui, no ECO, vamos continuar 'desconfinados'. Com todos os cuidados, claro, mas a cumprir a nossa função, e missão. A informar os empresários e gestores, os micro-empresários, os gerentes e trabalhadores independentes, os trabalhadores do setor privado e os funcionários públicos, os estudantes e empreendedores. A informar todos os que são nossos leitores e os que ainda não são. Mas vão ser.

Em breve, o ECO vai avançar com uma campanha de subscrições Premium, para aceder a todas as notícias, opinião, entrevistas, reportagens, especiais e as newsletters disponíveis apenas para assinantes. Queremos contar consigo como assinante, é também um apoio ao jornalismo económico independente.

Queremos viver do investimento dos nossos leitores, não de subsídios do Estado. Enquanto não tem a possibilidade de assinar o ECO, faça a sua contribuição.

De que forma pode contribuir? Na homepage do ECO, em desktop, tem um botão de acesso à página de contribuições no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao botão 'Contribua'. Ou no fim de cada notícia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribuições de 5€, 10€, 20€ ou 50€ ou um valor à sua escolha a partir de 100 euros. É seguro, é simples e é rápido. A sua contribuição é bem-vinda.

Obrigado,

António Costa
Publisher do ECO

5€
10€
20€
50€

Comentários ({{ total }})

Volkswagen Truck & Bus quer comprar norte-americana Navistar por 2.961 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião