BCP e Jerónimo Martins tiram o tapete ao PSI-20. Lisboa escorrega

O índice de referência da bolsa portuguesa fechou no vermelho e em contra-ciclo com os pares europeus. Recuo de mais de 1% do BCP e perdas da Jerónimo Martins pressionaram o PSI-20.

A bolsa nacional fechou o mês com o pé esquerdo. O PSI-20 terminou no vermelho esta segunda-feira, contrariando a tendência altista dos pares europeus, com o BCP e a Jerónimo Martins a “tirarem o tapete” ao índice português.

O PSI-20 terminou a sessão a desvalorizar 0,28%, para os 5.512,29 pontos, com nove títulos em terreno negativo, oito em alta, e um inalterado: a F. Ramada, nos 12,40 euros por ação.

O índice bolsista nacional foi pressionado por vários dos seus pesos pesados. Destaque para o BCP, cujas ações registaram a maior queda. As ações do banco liderado por Nuno Amado desvalorizaram 1,31%, para os 27,81 cêntimos. O rumo da praça lisboeta foi condicionado também pela Jerónimo Martins, com a retalhista a ver as suas ações recuarem 0,75%, para os 14,54 euros, depois destas terem terem subido mais de 2% no final da semana passada.

Também a energia se destacou pela negativa, com a Galp Energia e a EDP Renováveis a encerarem no vermelho. As ações da petrolífera deslizaram 0,5%, para os 15,915 euros, num dia em que até foram alvo de uma revisão em alta de avaliação por parte do Credit Suisse. O banco de investimento elevou o preço-alvo das suas ações, dos 17,5 para os 18,4 euros, tendo reiterado a recomendação de “outperform”.

No mesmo sentido, encerrou a EDP Renováveis no primeiro dia sem direito ao dividendo de seis cêntimos. Os títulos fecharam a cair 0,5% para 7,96 euros. Com o efeito técnico, a queda é ainda mais pronunciada: recuou 1,24% face ao último fecho (8,0600 euros).

Em contraciclo, a EDP valorizou 0,26%, para os 3,076 euros por ação. No mesmo sentido seguiu a também energética REN, que viu as suas ações somarem 1,24%, para os 2,612 euros. Contudo, o grande destaque positivo recai sobre a Pharol, num dia em que as suas ações avançaram 5,21%, para os 27,25 cêntimos.

(Notícia atualizada às 16h59 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Jerónimo Martins tiram o tapete ao PSI-20. Lisboa escorrega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião