Ricardo Salgado sobre caso Manuel Pinho: “Nunca corrompi ninguém”

  • ECO e Lusa
  • 30 Abril 2018

O antigo líder do BES, condenado hoje a pagar 3,7 milhões de euros, afirmou que o caso que o relacionada à alegada corrupção de Manuel Pinho "não tem pés nem cabeça".

Ricardo Salgado afirmou esta segunda-feira nunca ter corrompido ninguém, confrontado com alegações do seu envolvimento no chamado “caso Manuel Pinho” ao chegar ao Tribunal da Supervisão, onde foi condenado a pagar uma multa de 3,7 milhões de euros.

“Nunca corrompi ninguém”, afirmou o antigo líder do BES aos jornalistas, em imagens transmitidas pela RTP. “Este caso em particular, para mim não tem pés nem cabeça”.

O Tribunal da Supervisão condenou hoje o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, a uma coima de 3,7 milhões de euros e o antigo administrador Amílcar Morais Pires ao pagamento de 350.000 euros.

Foi no dia 20 de abril que Ricardo Salgado, o antigo líder do Grupo Espírito Santo (GES), foi formalmente constituído arguido no âmbito do “caso EDP”, por suspeitas de corrupção no âmbito do contratos de receitas garantidas da EDP. Os chamados CMEC resultaram em benefícios de mais de 1,2 mil milhões de euros alegadamente concedidos à elétrica pelo então ministro da Economia do Governo de José Sócrates, Manuel Pinho.

Já no processo que levou esta segunda-feira à multa a Ricardo Salgado estão em causa as contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal (BdP), em agosto de 2016, nomeadamente por comercialização de títulos de dívida da Espírito Santo Internacional junto de clientes do Banco Espírito Santo (BES), tendo Ricardo Salgado sido multado pelo supervisor numa coima de 4 milhões de euros e Amílcar Pires de 600.000 euros, de que ambos recorreram para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém. O Tribunal decretou ainda a inibição do exercício de cargos em instituições financeiras de oito anos para Ricardo Salgado e de um ano para Amílcar Pires.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Salgado sobre caso Manuel Pinho: “Nunca corrompi ninguém”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião