Air France deve cumprir 75% da operação na sexta-feira e cancela dois voos em Portugal

  • Lusa
  • 3 Maio 2018

A companhia aérea prevê cumprir 75% da operação esta sexta-feira, no 13º dia de greve convocado pelos sindicatos. Em causa estão aumentos salariais reivindicados pelos trabalhadores.

A Air France prevê cumprir 75% dos voos programados para sexta-feira, no âmbito do 13.º dia de greve convocada em dois meses por uma dezena de sindicatos para reivindicar maiores subidas salariais.

Em Portugal, a transportadora aérea prevê duas ligações canceladas entre Paris e Lisboa (09h35 — 11h10) e entre Lisboa e Paris (12h05 — 15h35), “estando já todos os passageiros protegidos com voos ou soluções alternativos”, segundo fonte oficial da empresa. Sobre o impacto da paralisação em Portugal, fonte oficial da companhia disse à Lusa que esta quinta-feira não devem existir cancelamentos. Para depois, estão convocadas greves também para 7 e 8 de maio.

A nível global, a Air France prevê operar 80% dos voos de longo curso, 65% dos de médio curso e 80% dos curtos. A transportadora prevê que 21,5% dos pilotos façam greve, enquanto entre os tripulantes devem ser 17,1% e entre o pessoal de terra 12,5%. A companhia referiu que a operação esta quinta-feira decorre como estava previsto, ou seja está a realizar 85% dos voos programados.

As greves de hoje e sexta-feira coincidem com as dos trabalhadores da empresa ferroviária pública francesa (SNCF). “A Air France lamenta a continuação destas greves quando a administração da empresa fez inúmeras propostas para acabar com o conflito e lançou uma consulta” aos empregados, lê-se no comunicado.

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, lançou uma consulta aos trabalhadores da empresa, convicto que as posições defendidas pelos sindicatos não são maioritárias entre os trabalhadores. A consulta, que decorre de forma eletrónica até às 18h00 (em Paris) de 4 de maio, pergunta aos funcionários se são favoráveis à proposta da empresa de um aumento salarial de 2% este ano e de 5% nos três anos seguintes.

Janaillac indicou que apresentará a demissão se a proposta em consulta não for aceite pelos trabalhadores. A Air France estimou ter perdido cerca de 300 milhões de euros com a série de greves que se têm realizado desde há mais de dois meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Air France deve cumprir 75% da operação na sexta-feira e cancela dois voos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião