Greve na Air France cancela um voo em Portugal esta segunda-feira

  • Lusa
  • 22 Abril 2018

Trabalhadores da companhia aérea francesa Air France vão estar em greve na segunda-feira. A empresa prevê realizar 75% dos voos programados, mas admite anulamentos pontuais e atrasos de última hora.

A companhia aérea francesa Air France anunciou este domingo que prevê manter 75% do programa de voos de segunda-feira, dia em que está prevista uma greve de pilotos e de pessoal de cabine e de terra. A companhia precisou num comunicado que prevê garantir 65% dos voos de longo e médio curso com saída ou chegada no aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, e 85% dos voos domésticos.

Fonte da companhia disse à agência Lusa que o impacto da greve em Portugal se resume a um voo cancelado em ambos os sentidos, estando “os passageiros a ser recolocados em outros voos ou a receber soluções alternativas”. Segundo a mesma fonte, o voo cancelado estava previsto para sair de Lisboa às 15h50 de segunda-feira, com chegada a Paris às 19h20.

A companhia precisou num comunicado que prevê garantir 65% dos voos de longo e médio curso, com saída ou chegada ao aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, e 85% dos voos domésticos. A Air France não afasta anulamentos pontuais e possíveis atrasos de última hora nos trajetos assegurados.

“A Air France lamenta a continuação destas greves, apesar de a direção da companhia já ter apresentado várias propostas para sair do conflito e ter anunciado o lançamento de uma consulta direta aos trabalhadores sobre o acordo apresentado em 16 de abril”, afirma a direção no comunicado.

A mobilização dos sindicatos do pessoal começou em fevereiro, impulsionada por um pedido de um aumento salarial de 6% para compensar a perda de poder de compra devido à inflação nos últimos anos. Os sindicatos pedem um aumento salarial imediato de 5,1% tendo em conta a melhoria dos resultados da empresa e não responderam esta semana à oferta da direção de aplicar uma subida progressiva de até 7% em quatro anos.

Convicto de que a maior parte dos trabalhadores não partilha as opiniões dos sindicatos, o presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, sublinhou que no caso de a oferta não ser aceite, assumirá “pessoalmente” as suas responsabilidades e apresentará a demissão.

(Notícia atualizada às 14h52 com informações sobre impacto da greve em Portugal)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve na Air France cancela um voo em Portugal esta segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião