CTT caem mais de 3% após queda dos lucros para metade

Operador anunciou uma queda de 48% do lucro no primeiro trimestre perante a deterioração do negócio postal e serviços financeiros. Ações iniciam sessão a cair mais de 3%. Bolsa acompanha perda.

As ações dos CTT iniciaram a sessão com uma queda superior a 3% em Lisboa, naquela que é a primeira reação dos investidores aos resultados trimestrais anunciados esta quarta-feira pela empresa liderada por Francisco Lacerda. A bolsa de Lisboa também arrancou a sessão numa toada ligeiramente negativa.

O operador postal tem as ações a cair 3,08% para 2,958 euros. Isto depois de ter apresentado uma queda de 48% dos lucros para os 5,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. As receitas ficaram estáveis, graças sobretudo ao contributo do negócio de Expresso e Encomendas, que compensou a quebra da faturação no segmento de Correio (-9,1%) e de Serviços Financeiros (-38%).

É o pior desempenho do PSI-20, o principal índice português, que abriu a ceder ligeiros 0,08% para 5.493,42 pontos.

A nossa primeira leitura é que os resultados foram claramente abaixo das nossas expectativas, nomeadamente no Correio e nos Serviços Financeiros”, dizem os analistas do CaixaBI num comentário aos resultados dos CTT divulgado esta quinta-feira. “A empresa continua a operar num ambiente muito difícil e sujeita a vários riscos com os negócios acima mencionados (enquadramento regulatório e menor subscrição de certificados de poupança, respetivamente)”, frisa ainda a equipa de research do banco que antecipava um lucro superior a dez milhões.

CTT cedem no arranque a sessão

Outros destaques em Lisboa: do lado negativo, a EDP e a Nos veem os títulos recuarem 0,39% e 0,33%, respetivamente, condicionando a evolução do benchmark nacional; em terreno neutro seguiam quatro cotadas; em zona de ganhos, nota para a Pharol, que volta a apresentar-se com a maior subida no PSI-20 (+2,17% para 0,2825 euros) pelo segundo dia seguido.

"A nossa primeira leitura é que os resultados foram claramente abaixo das nossas expectativas, nomeadamente no Correio e nos Serviços Financeiros.”

CaixaBI

Nota de research

No plano europeu, os investidores também denotam alguma falta de apetite pelo risco nos primeiros minutos de negociação desta quinta-feira. O índice de referência Stoxx 600 está em baixa de 0,18%, uma evolução que é acompanhada por outras importantes praças: FTSE-Mib, DAX-30 e IBEX-35 cedem também entre 0,1% e 0,2%.

” Na pré‐abertura, os índices europeus apresentavam algumas perdas. Na fase inicial, os investidores irão reagir à decisão de ontem da Fed, que deverá relegar para segundo plano os resultados empresariais”, explica o BPI no seu Diário de Bolsa.

O banco central norte-americano manteve as taxas de juros no intervalo entre 1,5% e 1,75%, tal como era esperado pelos analistas e investidores, que não gostaram de alguns sinais enviados pela instituição. “Em suma, a reunião de ontem não dissipa a incerteza sobre o número de aumentos que as taxas diretoras irão sofrer (três ou quatro) durante este ano e o seu comunicado não foi conciliante como muitos investidores desejavam”, disseram os analistas do BPI.

(Notícia atualizada às 8h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT caem mais de 3% após queda dos lucros para metade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião