BCP ganha 3% após ter anunciado subida de 70% dos lucros

  • Juliana Nogueira Santos
  • 8 Maio 2018

O BCP apresentou lucros de mais de 85,6 milhões de euros, mas o desconto do dividendo da Jerónimo Martins está a ofuscar o brilho do banco em bolsa.

O principal índice bolsista abriu a sessão desta terça-feira em queda, ainda que o BCP brilhasse após a apresentação de resultados e das propostas para o novo conselho de administração. A castigar está a retalhista Jerónimo Martins, que negoceia em ex-dividendo.

O PSI-20 abriu esta manhã a desvalorizar 0,11% para 5.523,30 pontos, com a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos a deslizar 2,03% para 12,385 euros. Em causa está o desconto dos 61,3 cêntimos a serem pagos aos acionistas em forma de dividendo. Excluindo este ajuste técnico, as ações estariam a subir 2,29%.

Já do lado do BCP, os resultados do primeiro trimestre trouxeram um aumento dos lucros de 70%, traduzindo-se em 85,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. Este valor reflete a melhoria da atividade da instituição liderada por Nuno Amado, mas também traduz a redução das imparidades. As ações sobem 3,63% para 0,2884 euros.

Esta manhã, o banco anunciou também a proposta de lista para o conselho de administração, a ser votada no final deste mês de maio. Nuno Amado é proposto para a posição de chairman, enquanto Miguel Maya Pinheiro irá ser presidente executivo. O presidente da Fidelidade, Jorge Magalhães Correia, passa a integrar o conselho de administração, já que a seguradora é agora detida pela Fosun, o maior acionista do banco.

Nos mercados, são nove as cotadas que seguem em terreno positivo, quatro seguem inalteradas e cinco registam perdas, quatro delas são energéticas. O setor segue todo em queda com a EDP Renováveis a cair 0,12% para 8,03 euros, a Galp Energia a deslizar 0,24% para 16,42 euros, a EDP a perder 0,39% para 3,03 euros e a REN a ser a mais castigada, com uma desvalorização de 0,54% para 2,58 euros.

Lisboa pinta de vermelho uma Europa mista, com o espanhol IBEX-35 a avançar 0,22% e o Stoxx 600 a ganhar 0,05%. Já o alemão DAX perde 0,22% e o francês CAC 40 desliza 0,18%.

(Atualiza cotação do BCP, às 15h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP ganha 3% após ter anunciado subida de 70% dos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião