Like & Dislike: Sr. Ministro, os bombeiros não têm luvas

O email do comandante dos GIPS é um misto de assustador e ridículo. A semanas da época dos incêndios, não há aviões, há demissões na Proteção Civil, relatórios escondidos e guerra de capelinhas.

Este artigo começa e termina com duas frases de Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 17 de outubro de 2017.

O Presidente da República pode e deve dizer que esta é a última oportunidade para levarmos a sério a floresta e a convertermos em prioridade nacional. Com meios para tanto, senão será uma frustração nacional. Se houver margens orçamentais, que se dê prioridade à floresta e à prevenção dos fogos.

A semanas de começar a época dos incêndios em Portugal, é este o estado do Estado em Portugal.

1. Comandante dos GIPS diz que vai pensar em “soluções imaginativas” para substituir as luvas

O Público teve acesso a um email do comandante dos GIPS (Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro) para fazer um ponto de situação junto dos seus homens. Começamos a ler os excertos da mensagem e só apetece rir. Até nos darmos conta que estamos a chorar. Eis alguns excertos e os respetivos comentários.

Nesta data [a 15 de Maio, quando concluírem a formação] passamos a contar com cerca de 1.070 militares, mas não temos Equipamento de Proteção Individual (EPI) – capacete, cogula, luvas, farda, etc -, nem viaturas para os transportar“.

Comentário: Nas contas do major Cura Marques, os GIPS vão estar 100% operacionais em julho. Alguém sabe as temperaturas que fazem em julho? Lembram-se que Pedrógrão Grande foi em junho? E que junho é antes de julho?

Previsivelmente (com alguma sorte à mistura) podemos ter uma farda por militar, botas, cogula, óculos e capacete no dia 20 de maio. Sublinho que só teremos uma farda… não há tecido em Portugal para mais nesta altura. Esclareço também que nesta altura provavelmente não vai haver luvas (estamos a pensar em soluções ‘imaginativas’ para solucionar este problema. Até agora não vemos a luz ao fundo do túnel)“.

Comentário: Não há tecido em Portugal? E que ‘solução imaginativa’ consegue substituir umas luvas de bombeiro? Isto passa-se no país da Eurovisão e do Web Summit.

“Para complicar mais um bocado a nossa vida falta ainda dizer-vos o ponto de situação sobre material e viaturas. Rádios, telemóveis, computadores, impressoras… Não existem”.

Comentário: No país do choque tecnológico, o comandante dos GIPS diz que vão receber alguns computadores da Brigada de Trânsito que são usados, mas que “não são maus”.

Camas, armários, mesas e cadeiras… não há. É um problema ainda sem solução à vista“.

Comentário: Sem comentários.

2. Governo contava ter 20 aviões e helicópteros. Só tem 3

É uma notícia que faz hoje capa do jornal i. O jornal analisou as diretivas operacionais dos últimos dez anos e diz que, por esta altura, a partir do dia 15 de maio, quando entrava em vigor a ‘fase bravo’, estavam a postos entre 19 a 34 aviões e helicópteros para o combate aos incêndios, incluindo os Kamov.

3. Relatórios escondidos

Na semana passada, o jornal Público dava conta de uma auditoria interna da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) ao desempenho dos seus agentes. O documento — entregue ao Governo em novembro, mas mantido na gaveta — aponta falhas graves na organização inicial do combate ao incêndio e indica ainda que os auditores se depararam com a inexistência de provas documentais.

Como é que podemos prevenir e combater eficazmente os incêndios se não estamos dispostos a aprender com os erros do passado?

4. É o quinto comandante da Proteção Civil em ano e meio. “São Pedro nos proteja”

No ano passado, uma das críticas que se fez ao Governo de António Costa foi a substituição de chefias nas estruturas responsáveis pelo combate e prevenção a meses de começar a época dos incêndios. Correram com os dirigentes colocados pelo PSD/CDS e meteram os que tinham cartão de militante socialista.

Esta semana, com a época dos incêndios à porta, ficámos a saber que o Comandante Operacional Nacional de Operações de Socorro, António Paixão, apresentou a demissão. Invocou “razões pessoais”, mas todos já perceberam que não é verdade. A razão é outra e é preocupante.

A Proteção Civil vai para o quinto CONAC em ano e meio (Moura, Esteves, Tavares, Paixão e agora Costa). É caso para, como dizia Luís Marques Guedes do PSD, “São Pedro nos proteja, porque no que depender do Governo esperamos o pior”.

5. Guerra de capelinhas

E porque saiu António Paixão? Guerra de capelinhas. A gota de água terá sido uma reunião de trabalho entre António Paixão e o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares. Segundo um relato feito pelo Público, Marta Soares terá pedido ao secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, para mandar “calar” e para “aturar” o comandante nacional, que nomeara.

Alguém com poder que ponha mãos nesta guerra entre bombeiros e militares da GNR e do Exército. Além de acharem que não devem entrar nas capelinhas uns dos outros, ficaram todos abespinhados quando a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) foi buscar três peritos da União Europeia para apoiar as autoridades nacionais no combate aos incêndios.

Fontes da Proteção Civil consideraram que “um pedido de ajuda internacional já nesta altura é um atestado de incompetência aos quadros nacionais”. Proteção Civil a dar lições sobre “atestado de incompetência” depois de tudo o que aconteceu em Portugal é patético.

E ainda sobre a vinda de peritos estrangeiros, Jaime Marta Soares estranha que venha “um senhor da terra do Tio Sam dizer-nos em inglês aquilo que nós lhe ensinámos a ele em português”. Quando se gere os bombeiros como se estivéssemos a gerir a assembleia geral de um clube de futebol, o resultado só pode ser um desastre.

Conclusão

Na entrevista que deu esta semana ao Público, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas se está descansado relativamente ao cenário que aí vem no combate aos incêndios. Ao que o Presidente da República responde: “Se me pergunta se não estou convicto de que houve atuações, que foram aquelas que foram consideradas por todos como as indispensáveis para que corra bem, houve. Houve.”

Depois de ler os cinco pontos no texto em cima, é caso para dizer: “Não, não houve, Sr. Presidente”

E termino este artigo com uma outra frase de Marcelo Rebelo de Sousa, de 17 de outubro de 2017:

O Presidente da República é, antes de mais, uma pessoa. Uma pessoa que reterá para sempre na sua memória imagens como as de Pedrógão. (…) Mais de 100 pessoas mortas em menos de quatro meses em fogos em Portugal. Por muito que a frieza destes tempos cheios de números e chavões políticos, económicos e financeiros nos convidem a minimizar ou banalizar, estes mais de 100 mortos não mais sairão do meu pensamento, como um peso enorme na minha consciência, tal como no meu mandato presidencial.”

O Like & Dislike é um espaço de opinião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Like & Dislike: Sr. Ministro, os bombeiros não têm luvas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião