ACS e Atlantia juntam-se e ficam com quase 80% da Abertis

A Hochtief detém agora 78,79% da gestora de infraestruturas espanhola Abertis. OPA da ACS e da Atlantia teve "resultado positivo".

Já são conhecidos os resultados da oferta pública de aquisição (OPA) do grupo espanhol ACS e da italiana Atlantia sobre a Abertis. As duas empresas, através da Hochtief, filial alemã da ACS, conseguiram adquirir 78,79% do capital social da gestora espanhola de infraestruturas, de acordo com uma nota enviada ao regulador espanhol dos mercados. “Por isso, a oferta teve um resultado positivo”, lê-se no mesmo comunicado.

A OPA surgiu na sequência de um acordo entre a Atlantia e o grupo ACS, controlado por Florentino Pérez, para lançar uma proposta conjunta sobre a Abertis. O acordo veio solucionar um autêntico braço de ferro entre as duas empresas, que durou vários meses. Nos termos do acordo, a Atlantia retirou a proposta sobre a Abertis em troca de a ACS a manter ao mesmo preço, de 18,36 euros por ação, e pagar o valor em dinheiro, sem troca de ações.

Agora, concluída a operação, a Abertis fica avaliada em 18,6 mil milhões de euros. No total, a Hochtief terá desembolsado cerca de 14,3 mil milhões de euros para controlar a empresa espanhola. Contando com as mais de 78,8 milhões de ações próprias que a Abertis tem em carteira, o controlo efetivo da Hochtief sobre a gestora de infraestruturas é de 85,6%.

Era condição de sucesso desta OPA a aquisição de mais de 50% da Abertis. O resultado foi mais do que ultrapassado, com os titulares de mais de 780 milhões de ações a aceitarem vendê-las à filial alemã da empresa de Florentino Pérez. Segundo o El País, a empresa deverá continuar a reforçar a posição na Abertis, adquirindo ações que ainda estejam a ser negociadas na bolsa.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ACS e Atlantia juntam-se e ficam com quase 80% da Abertis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião