FMI: Alemanha deve investir na redução do excedente externo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Maio 2018

Sublinhando o clima económico positivo que se vive no país, o FMI afirma que está na hora de investir mais para reduzir o excedente.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vê a Alemanha a crescer de uma forma robusta, mas deixa um alerta em relação ao futuro. Nas suas recomendações anuais, a instituição liderada por Christine Lagarde afirma que o excedente externo do país poderá ser diminuído se o investimento público subir.

“O desempenho económico da Alemanha é impressionante, apoiada numa gestão económica prudente e em reformas estruturais passadas. O crescimento é robusto. A taxa de desemprego caiu para níveis nunca visto em décadas e o emprego está a subir”, aponta o FMI. “Olhando para além destes desenvolvimentos cíclicos positivos e num ambiente demográfico desfavorável, aumentar a produtividade e o investimento aumentaria o crescimento potencial a longo prazo e reduziria o persistente excedente externo.”

O aviso não é deixado só a Angela Merkel, mas a toda a coligação que constitui agora o Governo. O FMI diz que no plano já apresentado pela CDU e pelo SPD existem “medidas que irão continuar a lidar com estes desafios”, mas que o ambiente económico que se sente no país é uma “oportunidade” a ser aproveitada.

A instituição liderada por Lagarde afirma ainda que é essencial o investimento nas infraestruturas digitais, no empreendedorismo e no capital de risco, nas reformas do trabalho e na competição nos mercados de produtos.

Já relativamente ao sistema bancário, o FMI diz que o processo de reestruturação tanto da banca como do setor dos seguros deve ser “acelerado” para aumentar os lucros e reduzir os riscos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI: Alemanha deve investir na redução do excedente externo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião