EDP acelera. Lidera ganhos do ano no PSI-20 à boleia da OPA

O apetite gerado pela oferta dos chineses faz com que as ações da elétrica liderada por António Mexia valorizem já 25% desde o início do ano, a maior subida do índice PSI-20.

É a lei da oferta e da procura a funcionar. O apetite dos investidores gerado em torno da EDP após a OPA dos chineses está a catapultar o valor bolsista da elétrica. As ações da empresa liderada por António Mexia somam mais um dia de ganhos, elevando para 25% o ganho acumulado desde o arranque do ano. A EDP apresenta assim o melhor registo do PSI-20 em 2018.

As ações da EDP seguem a valorizar 1,44%, para os 3,449 euros, nesta terça-feira. A empresa liderada por António Mexia afasta-se assim cada vez mais do valor oferecido pela China Three Gorges — 3,26 euros na Oferta Pública de Aquisição (OPA) anunciada na sexta-feira, com o mercado a apostar numa revisão em alta do preço oferecido. A EDP considerou, entretanto, que o “preço oferecido não reflete adequadamente o valor” das suas ações.

EDP acelera em bolsa

Face aos ganhos desta sessão, a elétrica estende a valorização de mais de 9% registada na primeira sessão após a OPA dos chineses, e alarga para 25% o ganho bolsista acumulado desde o arranque do ano. Ou seja, no espaço de pouco mais de quatro meses, a EDP “engordou” em um quarto o seu valor bolsista.

A energética nacional comanda assim os ganhos do índice PSI-20 no acumulado do ano, com o seu valor de mercado a ascender a mais de 12,4 mil milhões de euros, e as respetivas ações em máximos de novembro de 2015.

Apesar da acentuada valorização bolsista, a cotada liderada por António Mexia não conseguiu ainda superar o valor de mercado da cotada mais valiosa da praça bolsista nacional: a Galp Energia. A petrolífera liderada por Gomes da Silva está avaliada atualmente em mas de 13,2 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP acelera. Lidera ganhos do ano no PSI-20 à boleia da OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião