EDP sobe mais de 1%. Galp Energia pressiona bolsa de Lisboa

A bolsa nacional está a perder valor. Depois da forte valorização com a OPA à EDP, o índice português recua, acompanhando a Europa, numa sessão negativa para a Galp Energia.

A EDP continua a valorizar, animada pela OPA da China Three Gorges. Ganha 1%, mas não é suficiente para puxa pela bolsa nacional que está a corrigir da forte subida da sessão anterior. O PSI-20 segue a tendência das restantes praças europeias, penalizada essencialmente pela queda das ações da Galp Energia.

O índice de referência do mercado acionista português abriu a cair 0,05% para 5.690,85 pontos. Mantém a tendência negativa, isto numa sessão em que as restantes praças europeias registam perdas em torno de 0,2%. Na primeira sessão da semana o PSI-20 subiu 1,40%.

Foi a elétrica portuguesa que patrocinou a forte subida da última sessão da bolsa nacional. A tendência mantém-se, mas de forma menos expressiva. A EDP ganha quase 1%, continuando acima dos 3,26 euros oferecidos pela China Three Gorges, contrapartida que a administração diz ser baixo.

Enquanto a EDP sobe, a EDP Renováveis, também ela alvo de OPA, cai 0,25% para 8,035 euros, continuando igualmente acima do valor oferecido pelos chineses. REN e Galp Energia também recuam, pressionando a bolsa de Lisboa. Apesar da subida do petróleo, a Galp cai 0,29% para 17,13 euros.

A pesar na praça nacional está também o BCP, que recua 0,88% para 29,17 cêntimos, assim como a Nos, que recua 0,77%. Os CTT, antes de destacarem o dividendo, seguem a perder 0,55% para 3,23 euros.

A Pharol lidera as quedas em Lisboa, recuando 1,29%, enquanto a Altri apresenta o melhor desempenho do PSI-20. A empresa de pasta e papel soma 1,41% para 6,48 euros, continuando a tocar máximos depois de ter revelado um crescimento dos lucros no arranque deste ano.

(Notícia atualizada ás 8h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sobe mais de 1%. Galp Energia pressiona bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião