Obras na Ponte 25 de Abril vão cortar trânsito oito vezes no próximo ano

Em maio e outubro do próximo ano, a circulação na ponte será totalmente interrompida por oito vezes, durante a madrugada.

A Ponte 25 de Abril vai fechar ao trânsito por oito vezes no próximo ano, para a realização de obras de manutenção. Em maio e outubro de 2019, a circulação na ponta vai ser cortada por quatro vezes, sempre durante a madrugada.

A informação foi avançada, esta quarta-feira, por António Laranjo, presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), que foi ouvido na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, no Parlamento, na sequência do parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que aponta para riscos na Ponte 25 de Abril.

António Laranjo refere que a ponte será totalmente cortada em cada um dos sentidos, entre as 00h30 e as 8h30. A circulação será cortada nas madrugadas de 18 e 19 de maio e de 13 e 28 de outubro, para as obras no sentido norte-sul. Para as obras no sentido sul-norte, os cortes serão nas madrugadas de 11 e 12 de maio e 12 e 19 de outubro.

As obras terão um custo de cerca de 22 milhões de euros e deverão arrancar em outubro deste ano, ficando terminadas no final de 2020. António Laranjo apontou ainda que esta é uma obra que “está na primeira prioridade de intervenção”, mas rejeitou que seja uma empreitada urgente.

O prazo para a entrega de propostas para o contrato da empreitada de manutenção e conservação termina a 18 de junho. Já nove empresas manifestaram interesse.

As intervenções previstas na ponte incidem sobre “elementos metálicos e em elementos de betão armado pré-esforçado do viaduto de acesso norte” e compreendem, entre outros, “a execução de trabalhos de construção metálica, soldadura, reposição localizada da proteção anticorrosiva, substituição de elementos não estruturais, limpeza, tratamento e pintura pontual de superfícies de betão”.

Notícia atualizada às 12h47 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obras na Ponte 25 de Abril vão cortar trânsito oito vezes no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião