Zuckerberg confirma ida ao Parlamento Europeu. Pode ser já na próxima semana

Presidente do Parlamento Europeu diz, em comunicado, que o CEO do Facebook aceitou deslocar-se a Bruxelas para esclarecer assuntos relacionados com o escândalo da Cambridge Analytica.

A ida de Mark Zuckerberg ao Parlamento Europeu para esclarecer assuntos relacionados com o escândalo da Cambridge Analytica vai mesmo acontecer. O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, confirmou que o CEO do Facebook aceitou o convite para ser escutado pelos líderes dos grupos políticos presentes em Bruxelas, bem como por outras entidades competentes. A confirmação foi feita através de um tweet, em que António Tajani junta o comunicado em que dá conta disso mesmo. Deslocação poderá ser já na próxima semana.

“Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, aceitou o nosso convite. Ele virá ao Parlamento Europeu”, diz o tweet de António Tajani, onde também é publicado o comunicado em que é dada conta de mais pormenores sobre a deslocação do líder da rede social.

No comunicado, é dito que a presença de Zuckerberg em Bruxelas será “o mais breve possível”, avançando com a possibilidade de tal poder acontecer já na próxima semana.

Antonio Tajani vem assim confirmar algo que já era antecipado. A 26 de abril já era dada conta da possibilidade de Mark Zuckerberg se deslocar a Bruxelas neste mês de maio para prestar esclarecimentos semelhantes aos que o levaram ao congresso norte-americano no início de abril. Na altura foi noticiado que o CEO do Facebook teria demonstrado disponibilidade para ser ouvido no Parlamento Europeu, ainda que com algumas condições acerca do “formato da audição”, pormenores que possivelmente terão sido entretanto negociados, conduzindo ao desfecho que o Presidente do Parlamento Europeu dá conta esta quarta-feira.

“O fundador e CEO do Facebook aceitou o nosso convite e irá estar em Bruxelas assim que possível, esperemos que na próxima semana, para se encontrar com líderes dos grupos políticos, com o presidente do Comité sobre Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos”, diz o comunicado.

“Os nossos cidadãos merecem uma explicação completa e detalhada. Elogio a decisão de Mark Zuckerberg de aparecer perante os representantes de 500 milhões de europeus”, afirmou Antonio Tajani, acrescentando que o encontro “é um passo na direção certa de modo a restaurar a confiança” dos utilizadores do Facebook.

“A prioridade do Parlamento é assegurar o correto funcionamento do mercado digital, com um elevado nível de de proteção dos dados pessoais, regras efetivas em relação ao copyright e à proteção dos direitos do consumidor. Os gigantes da Web têm de ser responsáveis pelo conteúdo que publicam, incluindo notícias falsas e conteúdos ilegais”, concluiu o presidente do Parlamento Europeu.

(Notícia atualizada às 17h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zuckerberg confirma ida ao Parlamento Europeu. Pode ser já na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião