É viciado no Instagram? A aplicação vai dizer-lhe

  • Juliana Nogueira Santos
  • 20 Maio 2018

A nova funcionalidade foi descoberta por entre as linhas de código e vai cronometrar o tempo que os utilizadores passam na aplicação. A empresa quer incentivar a utilização "positiva e intencional".

Acha que passa muito tempo a ver as histórias dos seus amigos no Instagram ou a ver todas as novidades que aparecem no feed? Em breve vai passar do achar a ter a certeza. A aplicação vai cronometrar o tempo que a utiliza por dia, por semana ou até por mês.

A funcionalidade foi descoberta nas linhas de código da aplicação por uma investigadora informática chamada Jane Manchun Wong. Jane partilhou, não só o código como o aspeto desta nova atualização, chamada “usage insights”. A notícia foi depois confirmada à TechCrunch pelo CEO do Instagram, através do Twitter.

“Estamos a construir ferramentas que irão ajudar a comunidade a saber mais sobre o tempo que passam no Instagram”, apontou Kevin Systrom através de um tweet na sua conta oficial. “Qualquer tempo deve ser positivo e intencional”.

O Instagram segue assim as pisadas do Google, que no seu último evento anunciou que os smartphones equipados com a próxima versão do sistema operativo Android vão ter um gestor de tempo que permitirá saber quanto tempo o utilizador passa em cada aplicação e permitir a criação de alertas e limites de tempo.

A nova funcionalidade está ainda escondida no código, mas é assim que vai aparecer.Jane Manchun Wong

As gigantes lidam assim com os estudos que dão conta das consequências cerebrais da utilização passiva das redes sociais, ou seja, da utilização zombie das plataformas. O Google e o Instagram querem que os utilizadores retirem prazer da experiência social, em vez de incentivar um estilo de vida passivo, acrítico e depressivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É viciado no Instagram? A aplicação vai dizer-lhe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião