Uber vai construir carros voadores em Paris. Investe 20 milhões num novo centro

Paris foi a cidade escolhida pela Uber para abrir o seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento. Os carros voadores serão o principal foco da infra-estrutura em França.

Quase seis meses depois de a Uber ter anunciado, em Lisboa, durante o Web Summit, o lançamento de um serviço de carros voadores para fazer face ao crescente congestionamento urbano, a gigante norte-americana acaba de adiantar que será em Paris que tais veículos serão construídos.

É com enorme satisfação que anunciamos a abertura do nosso novo Centro de Tecnologias Avançadas na cidade onde tudo começou“, explica a empresa, em comunicado. De acordo com a Uber, França foi escolhida pelos seus “engenheiros de reconhecimento mundial” e pelo seu “papel único no setor mundial da aviação”.

O novo centro de pesquisa e desenvolvimento — o primeiro fora dos Estados Unidos — exigirá da norte-americana um investimento de 20 milhões de euros, nos próximos cinco anos. “Vamos começar por criar sistemas de inteligência artificial e de gestão do espaço aéreo para dar apoio em escala do UberAIR”, explica a gigante.

Com abertura marcada para o próximo outono, a infraestrutura irá albergar investigação focada “nos campos da gestão do espaço aéreo, autonomia, redes de comunicação em tempo real, armazenamento de energia e sistemas de carregamento“.

Construir o futuro das nossas cidades vai exigir que as melhores e as mentes mais brilhantes trabalhem em conjunto”, considera o líder executivo da multinacional. Dara Khosrowshahi salienta que “França é o lugar ideal” para desenvolver este projeto “não só pela qualidade elevada dos seus engenheiros, mas também pelo reconhecido papel de liderança do país na aviação mundial”.

O UberAIR será uma rede de aeronaves elétricas, que vai permitir voos urbanos com um máximo de quatro passageiros. O serviço será lançado, em primeiro lugar, nas cidades norte-americanas de Dallas e de Los Angeles. A gigante está agora à procura de um terceiro centro urbano para testar este projeto.

No final do ano passado, a Uber anunciou que Lisboa foi escolhida para instalar o novo Centro de Excelência Europeu, estando prevista a criação de 250 empregos. O novo centro vai prestar apoio multilingue às operações da empresa na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber vai construir carros voadores em Paris. Investe 20 milhões num novo centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião