Portugueses são os que pagam mais pelo gás na União Europeia. Na luz, só os alemães têm uma fatura mais pesada

É em Portugal que os preços do gás são mais elevados, no quadro da União Europeia. De acordo com o Eurostat, em relação à electricidade, só a Alemanha consegue destronar as tarifas lusitanas.

Usar gás em Portugal custa mais do que em qualquer outro Estado-Membro da União Europeia. De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Eurostat, são os portugueses quem mais paga por este tipo de energia, mesmo tendo-se registado um recuo de 2% destas tarifas. No que diz respeito à eletricidade, Portugal só perde o campeonato dos preços altos para a Alemanha.

Os números do gabinete de estatística de Bruxelas revelam que, em termos de paridade do poder de compra, foi em Portugal, em Espanha e em Itália que os consumidores mais pagaram pelo gás consumido. Luxemburgo, Bélgica e Estónia foram, por outro lado, os países onde menos se pagou pelo gás.

Entre julho e dezembro do ano passado, por cá, os clientes pagaram 7,99 euros por cada 100kWh de gás, o que representou uma queda homóloga de 2% da tarifa. Isto quando, em média, na União Europeia, os preços do gás rondam os 6,33 euros. No preço praticado a nível nacional, as taxas e impostos tomaram uma fatia de 27%, o que fica em linha com a média comunitária.

Comparativamente, no mesmo período, os consumidores espanhóis pagaram 8,65 euros e os italianos 8,74 euros. Em termos da carga fiscal, a Dinamarca com 56%, a Holanda com 51% e a Suécia com 43% ocupam os primeiros lugares da tabela.

A seguir à Alemanha, em Portugal é onde se paga mais pela eletricidade.

Campeões da eletricidade cara

No que diz respeito à eletricidade, em termos de paridade do poder de compra, foi na Alemanha, em Portugal e na Bélgica que as faturas foram mais pesadas. Os consumidores que menos pagaram vivem, por outro lado, na Finlândia, no Luxemburgo e na Holanda.

Por terras lusitanas, os clientes pagaram 22,3 euros por 100kWh de eletricidade, na segunda metade de 2017, o que simbolizou uma descida homóloga de 3% da tarifa. Neste caso, as taxas e os impostos pesaram 52% nos preços cobrados, sendo a carga fiscal praticada uma das mais pesadas da União Europeia (em par com a Alemanha com 55% e com a Dinamarca com 69%).

Em comparação, em média na União Europeia, os consumidores pagaram 20,5 euros. Deste preço, 40% ficou a dever-se a taxas e impostos.

No quadro comunitário, em termos homólogos, registou-se um recuo de 0,2% dos preços da eletricidade e de 0,5% dos preços do gás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses são os que pagam mais pelo gás na União Europeia. Na luz, só os alemães têm uma fatura mais pesada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião