Visita de Merkel marca “novo ciclo económico” Portugal-Alemanha

António Costa aponta consenso e constância entre Alemanha e Portugal e congratula Merkel por visitar o país "num momento diferente da nossa vida".

Angela Merkel com António Costa, durante a vista da chanceler alemã a Portugal.Paula Nunes/ECO

António Costa diz que a visita de Angela Merkel a Portugal marca um “novo ciclo económico” entre os dois países. Em Lisboa, de visita, a chanceler alemã reuniu-se esta manhã com Marcelo Rebelo de Sousa e com o primeiro ministro António Costa.

No final do encontro, Costa disse que Portugal e a Alemanha nem sempre partilharam “os mesmos pontos de vista mas, Portugal e a Alemanha têm sido dos países mais constantes”.

“Há vontade comum de aproximar pontos de vista e decisões que, sendo difíceis exigem sentido de compromisso. É importante que os líderes europeus intensifiquem os contactos e que responsam positivamente aos cidadãos para que entendam que não nos limitamos a propor soluções”, acrescentou o primeiro ministro.

António Costa disse ainda que Angela Merkel está neste altura a visitar o país “num momento diferente da nossa via”, sublinhando a importância de a economia ter virado “a página do défice”, a saída do PDE e os dados de desemprego e crescimento económico divulgados recentemente. “Agora com o maior crescimento económico desde a adesão ao euro”. A última vez que a chanceler Angela Merkel esteve em Portugal foi há seis anos, altura em que Portugal vivia uma época de programa de ajustamento.

Por seu turno, Merkel sublinhou o “trabalho estruturado na política de defesa e externa” e a importância de os países europeus reagirem de forma conjunta a casos como os da Síria e da Ucrânia, por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Visita de Merkel marca “novo ciclo económico” Portugal-Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião